Siemens Xcelerator expande recursos de projeto assistido por IA no Solid Edge 2024

Versão 2024 do Solid Edge traz novos recursos de inteligência artificial

A Siemens Digital Industries Software introduziu recursos de projeto assistido por inteligência artificial e maior colaboração na nuvem no software Solid Edge 2024, além de software mainstream de projeto de produto e engenharia, como parte do portfólio Siemens Xcelerator de software industrial. Anunciadas recentemente e já disponíveis, as atualizações mais recentes permitem que fabricantes de todos os portes iniciem ou expandam sua estratégia de transformação digital, reutilizem dados de forma mais eficiente e impulsionem a inovação no front-end de projetos mecânicos e elétricos e a manufatura por meio de novas aplicações de inteligência artificial no projeto de produto, além de maior compartilhamento e colaboração de dados baseados na nuvem.

Projeto assistido por IA no software mainstream

O Solid Edge 2024 fornece pela primeira vez o recurso de projeto assistido por inteligência artificial (IA), tecnologia oferecida em vários aprimoramentos importantes. Agora, ao substituir peças em uma montagem, o novo recurso de relacionamento de montagem de IA prevê e oferece alternativas válidas de forma inteligente. Além disso, a interface de usuário baseada em IA aprende padrões de uso para apresentar no cursor comandos relevantes no contexto certo, e um novo recurso de edição de operação assistida por IA no Solid Edge CAM Pro pode orientar os usuários no processo de edição da operação de usinagem, oferecendo sugestões com base na aplicação de usinagem e no estilo aprendido da programação de peças.

Programação mais rápida e ciclos de usinagem mais eficientes agora são possíveis devido à introdução de operações de desbaste 3D Adaptive Roughing. Crédito: Siemens Software

Essas atualizações se baseiam nos recursos de modelagem inteligente atuais do sistema, como a capacidade da tecnologia síncrona de reconhecer e manter a intenção do projeto em tempo real, mesmo em modelos provenientes de outros sistemas. Quando usadas com os recursos de projeto generativo do Solid Edge para projetar conceitos automaticamente com base em restrições geométricas e funcionais definidas, essas funcionalidades podem eliminar o trabalho repetitivo de atividades comuns, acelerar o projeto e permitir que projetistas e engenheiros se concentrem na verdadeira exploração e inovação. “O Solid Edge 2024 nos ajuda atrabalhar de forma mais inteligente e produtiva”, disse David Iverson da Ariel Corporation. “A incorporação de IA aos nossos processos de projeto reduzirá o tempo gasto em tarefas tediosas, permitindo usar nosso tempo com mais coisas divertidas.”

Mais benefícios da colaboração baseada na nuvem

As assinaturas do Solid Edge SaaS incluem os recursos de compartilhamento de dados e colaboração na nuvem com o aplicativo Teamcenter Share. Oferecido como um benefício para qualquer assinatura de serviço do Siemens Xcelerator, o Teamcenter Share é um rico conjunto de recursos baseados na nuvem que permitem a colaboração com colegas, parceiros e clientes, de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

A atualização mais recente oferece integração simplificada de toda a ampla variedade de softwares industriais da Siemens, integração aprimorada que conecta o Solid Edge ao Teamcenter Share, pré-visualizações interativas de documentos do Office e dados 3D, melhorias na exibição do quadro kanban, melhor visibilidade de atribuição/status, maior armazenamento e suporte expandido a arquivos ajudam os clientes a melhorar a comunicação e avançar nos projetos no ritmo exigido pela indústria.

Configuração do produto em tempo real direto para o processo de venda

O novo software Solid Edge Design Configurator Connect oferece configuração de produtos online instantânea, permitindo a configuração rápida de um produto que atenda aos requisitos específicos do cliente. Desenvolvido com base no software Solid Edge Design Configurator, esse recurso permite que engenheiros de vendas e clientes finais configurem produtos para cotação por meio de um portal baseado na web, sem a necessidade de instalação local do Solid Edge.

Maior produtividade de toda a família de produtos Solid Edge

Além dos recursos fornecidos com a atualização mais recente do Solid Edge, a versão 2024 também oferece melhorias de produtividade além de funcionalidades abrangentes em todo o conjunto de produtos, que incluem o enorme ganho no desempenho de grandes montagens (agora 9x mais rápido ao abrir modelos de produtos complexos) e novos ambientes do mundo real que são atualizados automaticamente com o movimento do modelo para maior imersão.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM