Cummins Meritor investe R$ 2 mi para nacionalizar fabricação de sistema

Líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain eleva conteúdo local do sistema tandem de até 125 toneladas

Cummins Meritor, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, anunciou a nacionalização do par de coroa e pinhão do eixo tandem premium MT-610. A fabricação será toda concentrada na planta de Osasco, em São Paulo.

Para a mudança, foram investidos cerca de R$ 2 milhões, destinado às atualizações de dispositivos na planta de Osasco, como cortadores de engrenagem, ferramentais de usinagem e calibradores.

O sistema, com redutor nos cubos de roda, tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 125 toneladas e foi desenvolvido para aplicações com carga elevada e de grande impacto, como operações fora de estrada. Segundo a empresa, o par de coroa e pinhão do sistema traz ainda design diferenciado desenvolvido por meio de corte a seco, ou seja, tecnologia de manufatura de última geração. 

Segundo Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Meritor para a América do Sul, “o projeto, que começou com efetividade em fevereiro deste ano, teve como objetivo ampliar nosso portfólio para atender às demandas dos nossos clientes com as vantagens de compra nacional, aumento de conteúdo local que contribui para Finame, além de redução de complexidade de importação, melhorias nos prazos de entrega para suportar o mercado sul-americano e maior velocidade de reação para atender a nossa região”. 

Eixo da Cummins Meritor MT-61

Com redução nas extremidades e montado na versão de carcaça fundida, o eixo da Cummins Meritor MT-610 foi lançado no Brasil em 2020 com o diferencial DS 70 já produzido no país para completar o portfólio de diferenciais posteriores da marca e suportar mercado brasileiro de veículos pesados com excelência.