BNDES vai investir em indústria de celulose no Amapá

A fábrica é uma das principais fontes de economia do local

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que vai investir na Jari Celulose, indústria localizada no extremo sul do Amapá. De acordo com o G1, o comunicado foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues, por meio de um vídeo compartilhado nas redes sociais. Na mensagem o parlamentar agradeceu a dedicação do Governo Federal em retomar a operação de uma das principais fontes de economia da região. 

Plano de ação 

Embora o anúncio tenha sido feito, o senador sinalizou que para o investimento acontecer a companhia precisa apresentar um plano de ação para recuperação judicial. A fábrica estava há um ano parada e com a retomada, os trabalhadores que não foram dispensados na época agora foram convocados para voltar ao trabalho.

Durante esse período, a companhia manteve o vínculo empregatício dos funcionários, mas efetuou o pagamento de apenas um mês de salário, conforme informado pelo sindicato da categoria. A fábrica, que acumulou dívidas próximas a R$ 1 bilhão e enfrentou desafios na manutenção da produção, havia interrompido suas operações em agosto de 2022, resultando na demissão de quase dois mil funcionários próprios e três mil terceirizados.

A crise teve um impacto significativo na região do Vale do Jari, abrangendo municípios amapaenses e uma cidade paraense onde a fábrica está localizada, afetando principalmente os trabalhadores residentes no Amapá.

“Nossas primeiras atividades se iniciaram em dezembro de 2022 e foram até janeiro 2023, quando concluímos grande parte das manutenções e das melhorias que tínhamos previsto. Estamos com a expectativa de voltar a produção rapidamente”, disse, Davidson Nascimento, Gerente de Manutenção e Recuperação da Jari Celulose.

*Imagem de capa: Depositphotos


Tópicos: