Procompi investirá R$ 24 milhões em projetos para MPEs industriais

Os projetos do novo ciclo vão priorizar transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) foi renovado até 2026. Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), os projetos do novo ciclo vão priorizar transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0. As instituições vão injetar R$ 24 milhões na nova fase do programa.

Os eixos do novo ciclo foram definidos com base nos desafios socioambientais do país com o objetivo de trazer a sustentabilidade para o centro da proposta de valor dos negócios e necessidade de modernização da indústria com a incorporação das novas tecnologias digitais.

Micros e pequenas empresas industriais

O objetivo do Procompi continua o mesmo: encontrar soluções para problemas coletivos das micros e pequenas empresas industriais, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade e da competitividade.

De 2000 até o último ciclo, que terminou em 2021, o programa já beneficiou mais de 8,9 mil empresas. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos.

O Procompi

O Procompi é uma parceria entre a CNI e o Sebrae para aumentar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

Os projetos são submetidos pelas federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae com objetivo de oferecer capacitação e consultoria para alavancar a eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema. Os projetos devem envolver grupos de 15 a 30 empresas, a depender do tipo de projeto.


Continua depois da publicidade