Hexagon lança scanner a laser 3D portátil e automatizado

O produto foi desenvolvido para inspecionar grandes superfícies e cavidades profundas

O AS1-XL, novo scanner da Hexagon, permite coletar dados 3D extremamente limpos em velocidades muito altas, até mesmo dos tipos de superfície mais desafiadores. De acordo com a publicação do Reino Unido Machinery, o produto foi projetado para checar grandes superfícies e cavidades profundas, como painéis aeroespaciais, hélices marítimas e grandes peças automotivas fundidas.

hexagon

O scanner possui uma linha de varredura ultralarga de 600 milímetros na faixa intermediária. Juntamente com sua taxa de aquisição de ponto de 1,2 milhão de pontos por segundo e taxa de quadros de 300 Hertz, isso o torna ideal para escanear grandes superfícies rapidamente sem perder os detalhes da inspeção.

A ferramenta também possui uma distância de medição estendida de 700 milímetros, que combinada com sua faixa de trabalho de 600 milímetros, permitindo a medição de pontos ocultos de até um metro.

“Desde antes do lançamento do AS1, queríamos oferecer o mesmo nível de qualidade de coleta de dados e prontidão de automação em um dispositivo focado na inspeção de grandes superfícies”, disse Daniel Moser, diretor de produto rastreador a laser da Hexagon.

Alta velocidade de medição

Os algoritmos de exposição inteligentes proprietários que compõem a tecnologia SHINE da Hexagon são fundamentais para o desempenho do AS1-XL, permitindo digitalizar praticamente qualquer material, incluindo vários tipos de superfície e acabamentos de cores, em uma única passagem de digitalização sem necessidade de ajuste de configurações. 


Continua depois da publicidade


É isso e a compatibilidade de automação do leitor que o diferencia da geração anterior LAS-XL, um dispositivo somente portátil.

A alta velocidade de medição e a grande distância de afastamento do AS1-XL o tornam ideal para uma ampla gama de tarefas de inspeção automatizáveis ​​- o primeiro permite que o scanner acompanhe a tecnologia de robô moderna, em vez de ser um gargalo para a velocidade de trajetória do robô e o último minimiza o risco de colisão por não exigir que o caminho do robô passe tão perto do objeto de inspeção.

Assim como o AS1 e a mais recente iteração da linha Absolute Arm, o AS1-XL tem classificação IP54, permitindo uma operação segura e confiável no desafiador ambiente de chão de fábrica em que a inspeção de qualidade está sendo cada vez mais realizada.

Saiba mais