Saab e Embraer anunciam colaboração para novos negócios na área de engenharia

As empresas também desenvolverão estudos técnicos para futuros caças.

A Saab e a Embraer S.A. assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de novos negócios na área de engenharia. O anúncio aconteceu na terça-feira (11) durante a LAAD, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.

As empresas irão trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.

As empresas também irão buscar novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network - GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center - GFTC) e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen.

O entendimento ainda diz que as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa do Brasil, no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este trabalho pode apoiar o crescimento do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.

Gripen

O Gripen E/F é uma aeronave de combate multimissão projetado para derrotar qualquer adversário. Feito para as forças aéreas que pensam no futuro, o Gripen incorpora tecnologias de ponta, os mais recentes sistemas, sensores, armas e pods para garantir vantagem no combate, proporcionando superioridade aérea em ambientes em disputa. O Gripen redefine as regras do jogo.


Continua depois da publicidade


Em 2014, a Saab e o Governo Brasileiro assinaram o contrato para fornecer à Força Aérea Brasileira 36 caças Gripen, que inclui não apenas a aeronave, mas também apoio logístico, armas, sistemas de apoio, simuladores, treinamento e desenvolvimento. O programa Gripen representa a mais extensa transferência de tecnologia já realizada pela Saab e impulsiona o desenvolvimento da Indústria de Defesa do Brasil por meio de empresas locais, tendo a Embraer como seu principal parceiro estratégico no país.

C-390 Millennium

O C-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar da nova geração. Sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de carga militar de médio porte e voar mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e queda de carga e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).

Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como uma aeronave que recebe combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas instaladas sob as asas, sendo a única aeronave do mundo no segmento a realizar tal operação. Recentemente, a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC), confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave pode executar com sucesso todas as missões para as quais foi projetada.