Chinesa de hélices para energia eólica confirma fábrica na Bahia

Maior fabricante de hélices para energia eólica tem acordo para instalar fábrica em Camaçari.

A Sinoma Blade, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo, confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari, na Bahia. De acordo com o governo da Bahia, o projeto foi oficializado em ato com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-geral da empresa, Li Xinhua.

A Sinoma Blade faz parte de um grupo empresarial chinês especializado na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais especiais usados na construção de diversos produtos, desde telas de celular até naves espaciais. A companhia conta com a mais avançada tecnologia de hélices para produção eólica da atualidade, e usará essa tecnologia na fábrica que pretende instalar na Bahia.

Ainda durante a reunião em Pequim, o governador reforçou o apoio à instalação da fábrica, que se compromete a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos.

Energia eólica na Bahia

Com um grande potencial para geração de energia eólica a ser explorado, a Bahia tem atraído diversas empresas ligadas a essa cadeia produtiva. Considerando isso, a comitiva baiana também marcou presença na sede da Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres, que também administra parques eólicos. A empresa tem 40 torres em instalação na cidade de Terra Nova, e projeto de implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.

*Imagem de capa: Depositphotos