Great Wall Motors compra fábrica desativada da Mercedes-Benz em SP

Após negociações já divulgadas na imprensa, a chinesa Great Wall Motors confirmou a compra da fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), segundo informações da coluna de Marcelo Ninio, do jornal O Globo. A fábrica adquirida era responsável pela produção dos modelos Classe C e GLA da Mercedes e estava desativada desde 2020.

Embora o anúncio oficial ainda não tenha sido divulgado, a aquisição da unidade fabril brasileira foi citada em jornal interno da montadora no dia 25 de junho, segundo a coluna. O jornalista conta que na publicação foram divulgados os detalhes técnicos da planta de Iracemápolis e que ela atendia aos padrões necessários para a produção de carros da GWM.

A montadora é a maior fabricante de picapes e SUVs da China e vendeu 1,1 milhão de carros em 2020. O presidente da GWM disse, recentemente, que pretende chegar a 4 milhões de veículos até 2025. Pelas projeções da GWM, 80% deles serão veículos de “novas energias”, incluindo os de baterias elétricas e os movidos a hidrogênio, diz o colunista.

A Great Wall Motors tem 4 divisões de veículos e segue no plano de internacionalização da marca chinesa. Nos últimos dois anos começou a produzir na Rússia e na Tailândia, e está prestes a fazer o mesmo na Índia. No Brasil, a empresa comprou a fábrica da alemã Mercedes e na Tailândia, da General Motors, de acordo com o colunista.