IST Sistemas realiza Open House exclusivo na JL Racing

Evento apresenta soluções SolidWorks e SolidCAM com demonstrações reais nos carros da Stock Car.

Parceira da IST Sistemas há quase 10 anos, a JL RACING abriu as portas para receber um grupo selecionado que puderam conhecer o fluxo de trabalho do desenvolvimento, produção e testes dos carros da Stock Car e a importância das ferramentas de projeto e simulação do SolidWorks e do SolidCAM. A apresentação foi ministrada pelo engenheiro e especialista da IST, Nícolas Resende Rossetto e o coordenador de engenharia Gustavo Lehto da JL.

Em 1990, a JL iniciava suas atividades no ramo do automobilismo, fabricando os primeiros karts indoor do Brasil, que se tornaram paixão nacional. Com o grande crescimento da empresa, expandindo a sua atuação em todo território nacional, a JL ingressou na Stock Car, fabricando estruturas tubulares para os carros. Com a competência apresentada e as inovações trazidas, a empresa se consolidou na categoria, se tornando referência em todo Brasil. Hoje é a fornecedora oficial de três categorias fixas e outras sazonais.

A parceria com a IST surgiu quando foi constatado que a melhor solução para desenvolvimento dos projetos da empresa, seria os softwares SolidWorks e SolidCAM, que colaboraram com a otimização do projeto e auxiliaram a produção. Hoje, a JL desenvolve diversos projetos tendo os técnicos da IST como facilitadores, que estão focados na resolução de problemas gerados durante o desenvolvimento dos projetos e sanando dúvidas cotidianas. Antes dessa parceria firmada, a JL chegou a terceirizar essa criação e testes de diversas peças.

Logo no início da utilização do SolidWorks, já foi notado um grande ganho na parte estética, e na otimização de diversos parâmetros técnicos do carro. Há também uma busca constante na redução do preço, aumento da qualidade das peças, além de aumentar ainda mais a qualidade dos projetos e reduzir dependência de terceirizações. Isso tudo para aumentar o nível de satisfação dos clientes. Hoje, todos esses desafios foram alcançados com o uso das soluções fornecidas pela IST Sistemas.


Continua depois da publicidade


O software SolidWorks Simulation que simula com eficiência o desempenho do produto no mundo real, realiza testes ainda nos primeiros momentos do desenvolvimento do projeto, possibilitando estudos de durabilidade, respostas estáticas, dinâmicas e cinemáticas, e o SolidWorks Flow Simulation que permite simular o fluxo de líquidos e gases, e que no caso específico da JL Racing, é utilizado para avaliar as forças de arraste na carenagem do carro, garantindo a equivalência e equalização aerodinâmica de cada chassis. Essas soluções contribuíram para deixar a peça “Manga de Eixo” 30% mais leve e 90% mais resistente. Para a fabricação da peça foi usado o software SOLIDCAM que tornou o processo de produção 70% mais rápido.

Outra peça que podemos tomar como exemplo de sucesso é a “Rocker”, componente fundamental para o funcionamento da suspensão. Depois de recria-la no SolidWorks, houve uma diminuição no peso do produto, que passou a pesar apenas 592 gramas e a suportar esforços de até 6 toneladas. Por conseguir reduzir a quantidade de material, o custo da peça também diminuiu, reduzindo gastos e desperdícios. “Impressionante o resultado adquirido em nossos projetos depois da implantação dos softwares SolidWorks, SolidCAM e PDM, sem sombra de dúvidas temos alcançado todos os objetivos esperados e com a ajuda da Equipe Técnica IST conseguimos as soluções de problemas ou dúvidas na utilização das ferramentas”, afirma Gustavo Lehto Gomes.

Depois da apresentação sobre os softwares, conhecer o histórico institucional e técnico da JL Racing, os convidados visitaram todos os setores de produção, desde a engenharia até a pintura, montagem e área de testes dos carros já prontos para as corridas. E para finalizar a experiência de um dia bastante produtivo, puderam conhecer o Kartódromo Internacional Granja Viana, e correr numa bateria concorrendo a brindes da IST.

“Para nós é uma grande satisfação promover momentos e experiência para apresentar o que sabemos fazer de melhor, que é ajudar as empresas a superar seus desafios, com tecnologia de ponta e um suporte completamente especializado”, conclui Alvaro Marzola, diretor executivo da IST Sistemas.