Zeiss lança nova máquina para medição de peças industriais

A área de metrologia da empresa alemã Zeiss trouxe para o mercado brasileiro a nova geração da máquina Contura com maior capacidade de medição volumétrica e menor incerteza de medição.

Neste ano de 2015, a Zeiss – empresa alemã referência em óptica, microscopia e metrologia – trouxe para o mercado brasileiro a nova geração da máquina Contura, que realiza medição de peças para a indústria. A novidade desse lançamento é a maior capacidade de medição volumétrica nos eixos X, Y e Z e menor incerteza de medição. Esses aperfeiçoamentos visam atender as necessidades apresentadas pelo mercado industrial na área de metrologia, principalmente os voltados para montadoras e autopeças.

Com o aumento da capacidade de medição volumétrica, a nova geração da Contura passa a medir maior variedade de volumes por um preço mais acessível. “Este lançamento da Zeiss chega ao mercado com o objetivo de ser mais competitivo, com maior medição volumétrica, menor incerteza de medição e menor preço”, garante Ronaldo Stivalli, gerente de contas da Zeiss. Outra vantagem da máquina é a possibilidade de ser configurada com diferentes cabeçotes de medição. Assim sendo, conforme a área de aplicação, o usuário pode optar por diversos tipos de cabeçotes fixos ou indexáveis. A Contura ainda utiliza guias em cerâmica ou Carat que proporcionam elevada rigidez e baixa dilatação térmica, minimizando o peso que será movimentado. Também os mancais aerostático (dispositivo mecânico fixo aos eixos da máquina) garantem estabilidade constante, mesmo em altas velocidades de translação.

Nas medições feitas com escaneamento, a máquina sofre os efeitos de forças dinâmicas que podem alterar a incerteza de medição, por isso a própria Contura utiliza da tecnologia Navigator que compensa estes efeitos, mantendo assim resultados com baixa incerteza de medição mesmo com altas velocidade de escaneamento. Todo este trabalho é controlado diretamente através do software de medição Calypso, não necessitando assim das decisões diretas do usuário e/ou programador da máquina.


Tópicos: