Sétima edição do Abimaq Inova foca em indústria do futuro

Evento acontece no dia 2 de dezembro, na sede da Associação.

No próximo dia 02 de dezembro a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos realizará a sétima edição do Abimaq Inova 2014, cujo objetivo é estimular a inovação dos processos industriais. Nessa edição serão focados temas como Sistemas Flexíveis de Produção, Manufatura Aditiva e Fábrica Digital. 

Com renomados palestrantes de vários setores afins, tanto provenientes da indústria, quanto da academia e também do governo, a programação abordará assuntos de extrema importância para quem deseja prevenir-se para um futuro cada vez mais desafiador, principalmente, para quem produz no País. Em resumo, constam na pauta assuntos como: financiamento à inovação, programas de apoio ao setor de bens de capital, a indústria do futuro, produção adaptativa, robótica e produtividade, o governo e a indústria do futuro.

O programa oficial e detalhado pode ser encontrado no site da entidade.

João Alfredo, diretor de tecnologia da Abimaq, disse que esse ano, até porque é o assunto do momento, estarão focando assuntos ligados à manufatura avançada e, ao que vem sendo chamado de "indústria 4.0", ou seja, o evento, como um todo, será voltado à indústria do futuro. Prevê-se que haverá uma grande interação da internet, de modo geral, conectada aos meios produtivos, de modo que será possível ações de reprogramação e auto planejamento em função de volatilidades do mercado, assim como, eventos imprevistos, que possam afetar o andamento tanto das linhas produtivas, quanto da logística de toda cadeia de suprimentos.

Um outro ponto, segundo Alfredo, será a possibilidade prática do marketing “um a um”. Explicando melhor, será possível desenvolver modelos e produtos capazes de atender necessidades e desejos de cada cliente em particular, viabilizando a produção de lotes unitários e de variação contínua, visando atender exigências individuais. 


Continua depois da publicidade


Para que isso tudo seja possível haverá um uso intenso da robótica, conectado a sistemas de produção inteligentes de autoajuste. João Alfredo ressalta que estamos vivendo uma revolução de gestão, onde a união da automação, da robótica e da internet viabiliza o planejamento e a organização dos meios produtivos para um tipo de autogestão, de elevada produtividade e a custos compensadores. 

Serviço

O que: Abimaq Inova 2014
Onde: Auditório da sede da Abimaq, localizado à Av. Jabaquara, 2925, São Paulo/SP, 
Quando: 02 de dezembro
Horário: das 11h às 18 h
Inscrições aqui.


Tópicos: