Diesel lidera a lista de produtos mais vendidos pela indústria em 2005

Fonte: Folha Online - 31/05/07

O óleo diesel liderou em termos de valor a lista de produtos vendidos pela indústria brasileira em 2005, com valor total comercializado de R$ 40 bilhões, segundo a Pesquisa Anual da Indústria, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A maior parte das vendas ocorreu em São Paulo, Paraná e Bahia.

Entre 2000 e 2005, o óleo bruto de petróleo passou da 99ª posição para oitava, com base no ganho de importância do produto na pauta de exportações. A pesquisa investigou cerca de 3.600 itens, cujas vendas totalizaram R$ 1,1 trilhão.

A pesquisa mostra que, entre 2000 e 2005, a categoria de bens intermediários --insumos para produção-- incrementou sua participação nas vendas de 55,0%, em 2000, para 57,9%, em 2005. Segundo Silvio Sales, da Coordenação de Indústria do IBGE, o movimento está associado ao maior dinamismo das exportações brasileiras, sobretudo do setor de commodities.

"As exportações brasileiras são diversificadas, mas ainda são muito caracterizadas por semi-manufaturados [ferro, celulose, couros e peles]", disse.

Com impulso da exportação de veículo, os bens de consumo duráveis também aumentaram a fatia nas vendas em 0,8 ponto percentual para 8,8%.

Os bens de capital, por outro lado, apresentaram uma queda significativa no período de 66,6% para 57,4%. Segundo Sales, embora tenha havido aumento da quantidade produzida de caminhões, aviões, tratores, computadores de mesa, o preço desses produtos caiu.

"O setor de Material de Escritório e Informática vem crescendo sobretudo porque é fortemente importador e vem sendo favorecido pelo real valorizado, mas se torna um segmento de montagem de equipamentos", disse.

Tópicos: