Empresas optam por ecotelhado para se tornarem mais verdes

A maioria da procura pelos ecotelhados vem de corporações e instituições de grande porte

O telhado "verde", também chamado de jardim suspenso, funciona como um isolante térmico, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura à noite. A solução ecológica parece ter chamado a atenção de empresários. Com a sustentabilidade cada vez mais na moda, as empresas perceberam a necessidade de se mostrar, constantemente, que são amigas do meio ambiente.

Com 45 mil m² de telhado verde instalado, a Ecotelhado, empresa que leva o nome do produto, afirma que 70% dos pedidos de junho foram de instituições e corporações de grande porte. O sistema já está presente em construções de todos os estados.

Ecotelhado ésolução verde em grandes cidadesAs últimas obras envolvendo empresas foram para a C&A, MWM International e a Continental. "Até o final deste ano queremos chegar à marca de 60 mil metros quadrados. Nosso país está aberto para alternativas que diminuem o impacto urbano" diz o engenheiro agrônomo da ecotelhado, João Feijó.

Um dos fatores para a propagação desta tecnologia é a busca pela certificação LEED, concedida a edifícios de alta performance ambiental e energética. A certificação outorgada pelo GBCI (Green Building Council Institute), com sede nos EUA, confirma que uma construção civil cumpre com requisitos e estratégias de sustentabilidade nas áreas de energia, materiais, água, conforto ambiental e implantação.

Patenteado em 2005, a estrutura funciona como isolante térmico, diminuindo o aquecimento provocado pelo sol e mantendo a temperatura durante a noite. Além disso, absorve cerca de 30% da água da chuva, reduzindo a possibilidade de enchentes. Também contribui para o aumento da biodiversidade e age como purificador do ar urbano, pois as plantas dos telhados retiram o CO2 do ambiente.

Considerado um produto que diminui os danos do crescimento urbano, o ecotelhado é uma infraestrutura que mostra ser possível a manutenção de áreas verdes nas grandes cidades. Com sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a empresa tem representantes em todos os estados brasileiros. Também está aumentando a sua presença no Mercosul, exportando para países como Chile, Uruguai e Argentina.


Tópicos: