Fundamentos Teóricos

Abaixo listam-se os parâmetros que tem importante papel na estampabilidade dos materiais. Coeficiente de Encruamento O coeficiente de encruamento é, normalmente, definido em função da Equação de Hollomon , apresentada no ensaio de tração (rever). Pode-se demonstrar que o coeficiente de encruamento, n, é igual à deformação uniforme ocorrida até o início da estricção. Quanto maior for o coeficiente de encruamento maior será a capacidade do material se deformar, em tração, sem que ocorra a estricção. Assim, o coeficiente de encruamento é uma medida da ductilidade do material importante a considerar, principalmente quando se realiza uma operação com forte componente de estiramento. Quanto maior for o coeficiente de encruamento maior será a capacidade do material se deformar, em tração, sem que ocorra a estricção.

A medição do coeficiente de encruamento é simples, deve-se linearizar a equação de Hollomon, através da aplicação de logarítmos (não importando a base) e, então, faz-se uma regressão linear de log s versus log e, a partir dos dados obtidos em ensaio de tração uniaxial. Chega-se assim ao coeficiente angular da reta representativa da equação linearizada. Valores de n para alguns materiais (rever) foram apresentados no ensaio de tração.

Anisotropia

A anisotropia é a característica de um material com diferentes propriedades em diferentes direções. Para chapas submetidas à estampagem ocorre o alongamento de grãos na direção de maior deformação de tração, surgindo uma direção preferencial de orientação cristalina, que caracteriza a anisotropia.

A matéria está detalhada em Conformação por Estampagem (rever), onde estão explicitados: o coeficiente de anisotropia, incluindo formulação e definição dos coeficientes normal e planar.

Em essência a anisotropia tem relação com o limite de resistência máxima (maior deformação sem que ocorra falha). Na presença de anisotropia planar, a resistência máxima é obtida ao longo da direção de laminação.

A obtenção dos coeficientes de anisotropia normal e planar é realizada através do ensaio de tração, segundo a norma ASTM E517-00 ( Standard Test Method for Plastic Strain Ratio r for Sheet Metal).

Os corpos de prova definidos pela norma são deformados plasticamente abaixo da estricção, medindo-se os comprimentos e larguras iniciais e finais e aplicando as equações correspondentes. Para determinação dos coeficientes de anisotropia normal e planar são retirados corpos de prova a 0, 45 e 90 0 em relação à direção de laminação.

Há ainda a medição através do "modul r", aparelho que mede a freqüência de ressonância do metal, a qual se correlaciona com a magnetoestricção (variação elástica das dimensões do material, quando este é submetido a um campo magnético), a qual é função do módulo de Young, que varia de acordo com a orientação preferencial dos planos cristalográficos e portanto, correlaciona-se com o coeficiente de anisotropia. Este método foi desenvolvido pela Ford Motor Co., em convênio com a U.S.Steel Co., sendo atualmente utilizado em muitas fábricas.

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