O que são

Os aços temperáveis em água contém carbono como principal elemento de liga (070 a 1,5%). Eles tem baixa resistência ao amolecimento em altas temperaturas. O cromo presente aumenta a temperabilidade e a resistência ao desgaste. O vanádio garante a manutenção de uma granulação fina que favorece a tenacidade.

A tabela abaixo mostra a composição química dos aços temperáveis em água.

Características

Tem alta resistência ao desgaste a abrasão, combinada com boa tenacidade.
Apresentam a melhor soldabilidade entre os aços ferramenta.
Podem sofrer trincas e distorções dimensionais na têmpera.

Microestrutura

São fornecidos no estado recozido com matriz perlitica e cementita ou no estado coalescido possuindo matriz ferrítica com carbonetos esferoidizados. Nestas condições a dureza é baixa (no máximo 210HB) visando facilitar a usinagem.
Na condição de trabalho para peças finas (espessuras menores que 8 mm) a estrutura é martensita revenida com carbonetos de ferro não dissolvidos na têmpera. No caso de peças mais espessas (acima de 25 mm) apresentam superfície de martensita revenida com carbonetos não dissolvidos e núcleo de perlita com carbonetos não dissolvidos.

Aplicações

Usados em ferramentas de estampagem a frio, matrizes de cunhagem, ferramentas de corte para metais duros e componentes de máquinas-ferramenta que requeiram alta resistência à abrasão.

Tópicos: