As principais operações executáveis através de torneamento são:

  • Torneamento externo
  • Torneamento interno
  • Faceamento
  • Sangramento

Reveja as animações no final desta página.

Outras operações:

  • Recartilhado
  • Rosqueamento
  • Polimento

Ferramentas de Torneamento

As ferramentas para torneamento sofreram um processo evolutivo ao longo do tempo . A demanda da produção, cada vez mais acelerada forçou a procura por ferramentas mais duráveis e eficientes. Dos cinzéis utilizados nas operações manuais até as pastilhas cerâmicas de alta resistência.

Modelos de Ferramentas de Tornear - 1680
Modelos de Ferramentas de Tornear - 1680

Os primeiros passos de pesquisa passaram pela procura das melhores geometrias para a operação de corte. A etapa seguinte dedicou-se à busca de materiais de melhores características de resistência e durabilidade. Finalmente passou-se a combinar materiais em novos modelos construtivos sincronizando as necessidades de desempenho, custos e redução dos tempos de parada no processo produtivo. Como resultado desta evolução consagrou-se o uso de ferramentas compostas, onde o elemento de corte é uma pastilha montado sobre uma base.

Veja abaixo a montagem da pastilha sobre a base.

 

 

Existem diferentes tipos de pastilhas e sistemas de fixação. As pastilhas podem assumir diferentes formas geométricas. Elas podem também ser classificadas por tipo; face simples, dupla face, com ou sem quebra cavaco. As formas possíveis são mostradas na figura abaixo.

Formatos e tipos das pastilhas

Geometria e Movimentos

Os ângulos, planos de referência, denominações geométricas e movimentos das ferramentas de corte para torneamento foram já apresentados em módulo anterior. Para rever estes parâmetros volte em Ferramentas de Corte de Geometria Definida.

No torneamento, a matéria prima (tarugo) tem inicialmente a forma cílíndrica. A forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo. Abaixo as variações do processo de torneamento.

 

Demonstrações dos processos de Torneamento

Torneamento cilindrico externo
Torneamento cilindrico externo
Sangramento Radial
Sangramento Radial
Torneamento Cilíndrico Interno
Torneamento Cilíndrico Interno