Desempenhando a mesma função de separação, como no caso da decantação/ escumação, existem alguns sistemas especiais. Estes sistemas separadores são geralmente usados em conjunto com a decantação/escumação, aumentando a eficiência do processo de purificação.

Classificam-se os dispositivos em:

 

Separadores de Ciclone

Características: Usa a centrifugação do fluido sujo dentro de um reservatório cônico. Uma bomba produz a pressão necessária para gerar a ação de centrifugação. A centrifugação separa os contaminantes sólidos que escorregam pela parede, descendo para um reservatório.

Indicações: Mais indicados para separar pequenas quantidades de contaminantes sólidos e, portanto, são utilizados em combinação com tanques de decantação.

Restrições: Em óleos de baixa viscosidade (para brunimento, por exemplo), a água presente separa-se do óleo junto com os cavacos. Contaminantes imiscíveis e mais leves que o fluido vão para o centro do vórtice, promovendo uma mistura ainda maior com o fluido e prejudicando a limpeza.
O uso é limitado para fluidos com viscosidade menor que 20cSt a 400°C.

Desgaste: As bombas de alta pressão sofrem desgaste rápido, pois bombeiam fluido sujo. Além disto pode ocorrer a formação de espuma, especialmente quando há sucção de ar das descargas de fundo de fluido sujo. O ar que entra no vórtice do ciclone se mistura ao fluido e volta para o lado sujo do sistema.

 

Centrífugas

Características: São máquinas de centrifugação convencionais. Separam contaminantes mais leves e mais pesados que o fluido pelo princípio da força centrífuga. Podem operar em diferentes velocidades, dependendo dos objetivos da separação. São equipadas com cestos, onde ficam retidas as impurezas. A maioria das centrífugas são auto-limpantes, ou seja o antigo problema de limpeza dos cestos foi eliminado.

Indicações: para fluido integral, a centrifugação separa água e contaminantes finos. Centrífugas de alta velocidade podem separar óleo contaminante de emulsões.

Restrições: a velocidade de centrifugação deve ser controlada quando se centrifugam emulsões grossas, para evitar que o óleo solúvel seja separado da água devido ao excesso de velocidade.

 

Separadores por Flotação

Características: Promovem a separação através da formação de uma nata flutuante que agrega as impurezas finas do fluido. Existe um tanque de decantação onde inicialmente se depositam as partículas maiores. O fluido é, então, bombeado para um tanque superior, onde é aerado através de uma hélice. As bolhas de ar formadas aderem às partículas finas, dando origem a uma nata-espuma de baixa densidade que flutua sobre o fluido, podendo ser escumada.

Indicações: para fluidos de corte aquosos, do tipo leitoso. As partículas devem estar umectadas para que aconteça uma boa flotação.

Restrições: a espuma, junto com as impurezas, deve ser capaz de carregar as partículas finas. O excesso de espuma pode causar transbordamento. Se houver pouca espuma, a flotação não acontecerá. A concentração e a composição do fluido de corte devem ser cuidadosamente controladas para garantir uma boa flotação.

 

Separadores Magnéticos

Características: Removem partículas ferrosas e outras ligas magnéticas utilizando um tambor rotativo magnetizado, ou uma correia magnetizada. O dispositivo magnético atrai as partículas metálicas, levando-as para fora da área do fluxo do fluido de corte. Em alguns equipamentos, existem acessórios raspadores que fazem a remoção final das partículas.

Indicações: para fluidos de corte aquosos e integrais de baixa viscosidade. No caso de tambores, o entrelaçamento das partículas de impurezas magnetizadas formam uma rede que também carrega partículas não metálicas, favorecendo a limpeza.

Restrições: tem limitações de tamanho e capacidade de fluxo de fluido e, portanto, são adequados para uso em uma ou duas máquinas, apenas.