Logomarca Indústria 4.0

Lançamento da NVIDIA expande funcionalidades de robôs humanoides

Nova plataforma de hardware e software da empresa ajudará a “treinar” robôs com recursos de inteligência artificial

Por: Redação CIMM      18/04/2024 

A empresa de tecnologia NIVIDIA lançou uma plataforma de hardware e software que ajudará a “treinar” robôs com recursos de inteligência artificial generativa (GenIA). A proposta pretende ajudar a expandir as funcionalidades de robôs humanoides.

Segundo a companhia, a plataforma robótica NVIDIA Isaac foi desenvolvida para acelerar a robótica habilitada para IA. Com isso, Isaac Manipulator e Isaac Perceptor são componentes que formam uma coleção de modelos básicos, ferramentas robóticas e bibliotecas aceleradas por GPU.

NVIDIA Isaac Manipulator. Imagem: NVIDIA

Por um lado, o NVIDIA Isaac Manipulator apresenta uma coleção de recursos de geração de movimento e IA modular de última geração para braços robóticos. “A incorporação de novas ferramentas para geração de modelos base na plataforma Isaac acelera o desenvolvimento de robôs mais inteligentes e flexíveis que podem ser generalizados para fazer muitas tarefas”, disse Deepu Talla, vice-presidente de robótica e computação no edge da NVIDIA.

Visão 360º

Já o Isaac Perceptor fornece recursos de visão de 360 graus com várias câmeras, oferecendo aos primeiros parceiros da indústria, como ArcBest, BYD e KION Group, IA visual avançada para suas instalações AMR que auxiliam nas operações de manuseio de materiais.

“A ArcBest está colaborando com a NVIDIA para trazer tecnologia de visão mecânica de ponta para o espaço logístico”, disse Michael Newcity, diretor de inovação da ArcBest e presidente da ArcBest Technologies. “O uso da plataforma Isaac Perceptor em nossas empilhadeiras e caminhões de alcance Vaux Smart Autonomy AMR permite uma melhor percepção, navegação com consciência semântica e mapeamento 3D para detecção de obstáculos em processos de manuseio de materiais em armazéns, centros de distribuição e instalações de manufatura. É mais seguro, mais eficiente e mais econômico do que os atuais sensores lidar 3D.

Computação heterogênea

Os robôs humanoides movidos a GR00T podem receber instruções multimodais (texto, vídeo e demonstrações) bem como suas interações anteriores para produzir a ação desejada para o robô. O GR00T foi mostrado em quatro robôs humanoides de diferentes empresas, incluindo Agility Robotics, Apptronik, Fourier Intelligence Unitree Robotics.


Continua depois da publicidade


Ainda segundo a empresa, robôs humanoides são sistemas complexos que requerem computação heterogênea para atender às necessidades de controles de alto nível de frequência, fusão e percepção de sensores, planejamento de tarefas e interação humano-robô

Além disso, máquinas que exigem habilidades avançadas de locomoção, seja com andar ou agarrar, precisam usar o aprendizado por reforço profundo em um ambiente simulado e ser treinados repetidamente em um ambiente virtual para aprender habilidades. No entanto, este utilitário se torna mais útil quando o modelo é transferido para a implantação real do robô, o que foi demonstrado com o projeto.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: