Logomarca Indústria 4.0

O gêmeo digital abrangente: uma base para a transformação digital

Soluções do futuro dependerão de um gêmeo digital abrangente que englobe todos os modelos e dados interdisciplinares

Por: Dale Tutt      04/04/2024

O gêmeo digital é comumente entendido como uma representação virtual de um objeto físico ou produto. Essa representação virtual pode incluir design, simulação ou outros modelos que evoluem e mudam ao longo do tempo à medida que o produto, processo ou outro objeto físico que representa amadurece. Em outras palavras, o gêmeo digital mescla o mundo virtual e real, borrando as fronteiras entre domínios de engenharia e processo.

No entanto, essa concepção do gêmeo digital é muito limitada quando considerada em relação aos desafios enfrentados pelas empresas hoje. A complexidade está crescendo, os custos estão aumentando e a natureza da força de trabalho em equipes de engenharia e produção está mudando. Superar esses desafios requer um compromisso com a digitalização generalizada e uma concepção muito mais ampla do que o gêmeo digital e o que pode fazer.

Leia também:
IA e Gêmeo Digital: Siemens lança soluções avançadas para simulações de engenharia
Metaverso industrial é a próxima fronteira da digitalização, diz estudo da Nokia
Simulação computacional ganha espaço na indústria

Gêmeo digital abrangente 

As soluções do futuro dependerão de um gêmeo digital abrangente que englobe todos os modelos e dados interdisciplinares, desde CAD mecânico e CAE até código de software, listas de materiais, listas de processos e muito mais.


Continua depois da publicidade


Esse gêmeo digital abrangente (GDA) possui as seguintes características:
 

  • Oferece uma representação virtual precisa do produto ou fluxo de processo que corresponde à forma física exata, funções e comportamento do produto e suas configurações;
  • Participa em todo o ciclo de vida do produto e processo para simular, prever e otimizar o produto e o sistema de produção usado para criá-lo;
  • Conecta dados operacionais do mundo real de volta ao design do produto e à produção ao longo da vida útil do produto para melhorar continuamente a qualidade, eficiência e responder rapidamente às demandas do cliente ou condições de mercado.

O gêmeo digital abrangente continua a evoluir e amadurecer juntamente com o produto, à medida que as funções são refinadas, as simulações são concluídas, os resultados dos testes são reunidos e as alterações de design são implementadas.

Com conexões com a IoT e análise de dados baseada em nuvem, o gêmeo digital abrangente também opera como parte de um mecanismo de feedback em circuito fechado entre o design do produto, o sistema de produção e o produto em campo. Isso cria um sistema integrado para validar, comparar e otimizar o comportamento entre os ativos físicos e o gêmeo digital abrangente.

Isso não apenas oferece benefícios a curto prazo, mas também oferece vantagens contínuas, pois a reutilização pode ajudar a acelerar avaliações de design e análises de compensação, levando a decisões mais rápidas. Além disso, o gêmeo digital abrangente permite que as empresas projetem, construam e otimizem produtos de próxima geração mais rapidamente e mais barato do que nunca, com menos protótipos, menos testes e menos desperdício durante a produção.

O resultado é uma vantagem competitiva distinta para atender às crescentes demandas dos clientes por maior desempenho e recursos mais inteligentes, ao mesmo tempo em que ajuda a superar os desafios da crescente complexidade, mudança de força de trabalho e a necessidade de designs sustentáveis.

O GDA oferece a interface físico virtual, conectando o real e o digital e fornecendo a base material para produtos, processos e outros dados mantidos no mundo virtual. Sobre essa base, várias outras tecnologias chave ajudarão a aumentar o poder do GDA, aumentar a riqueza dos dados disponíveis e até mesmo capacitar novas formas de colaboração e trabalho.

Cinco tendências e tecnologias para o futuro

A primeira delas é a engenharia de software e sistemas (ESS). ESS é uma metodologia que estabelece um processo de desenvolvimento conectivo, permitindo que engenheiros projetem produtos em conjunto entre domínios, em vez de isoladamente. Ajuda a criar uma rosca digital robusta de dados de design, resultados de teste, simulações e outros artefatos do desenvolvimento de produtos, garantindo que esses dados estejam acessíveis quando e onde são necessários. À medida que o software continua a compor uma parcela maior de produtos de todos os tipos, ESS se mostrará crítico para gerenciar dados de todo o ciclo de vida do desenvolvimento do produto.

Em seguida, a convergência de tecnologias de informação e operação (TI/TO) é um foco importante para os ecossistemas de fabricação e design. A convergência de TI/TO fornecerá maior flexibilidade e visibilidade, capacitando os fabricantes a tomar decisões altamente informadas por meio do monitoramento em tempo real dos processos no chão de fábrica. A convergência de TI/TO também permite que os gerentes avaliem facilmente o impacto comercial da atividade de fabricação, apoia e encoraja a colaboração entre planejamento, programação e desempenho de fábrica, levando a uma eficiência superior.

À medida que mais dados são gerados e injetados no ecossistema de design e produção, as empresas buscarão métodos para gerenciar e analisar esses dados para fornecer insights. A inteligência artificial (IA) será fundamental para aumentar a velocidade de processamento e a capacidade de transferência de dados, possibilitando a avaliação e inovação aceleradas de produtos e processos. Hoje, a IA pode ajudar a automatizar tarefas mundanas, deixando aos engenheiros mais tempo para se concentrarem em resolver desafios de design. No futuro, ela pode começar a automatizar tarefas mais complexas e perceber um impacto maior no design e otimização de futuros produtos.

Por fim, o metaverso industrial (IM) continua a mostrar potencial para reinventar como os produtos são projetados, fabricados e mantidos. Criticamente, aplicando a física dominada no GDA ao metaverso industrial, temos o potencial de criar um ambiente compartilhado e imersivo onde a aprendizagem é mais rápida e intuitiva, os conceitos de design são mais facilmente compreendidos e onde novas ideias podem ser investigadas rapidamente e minuciosamente para impulsionar a inovação para o futuro.

Cada uma das tecnologias e tendências apresentadas acima faz parte de um esforço maior de transformação digital. Dominar e sintetizar essas tecnologias permitirá que as empresas progridam em suas jornadas digitais, alcançando níveis mais altos de maturidade e habilitando capacidades poderosas como design generativo e otimização em circuito fechado.

A complexidade do desenvolvimento de produtos, manufatura e processos comerciais continuará a crescer. As empresas que abraçam a jornada de transformação digital estarão posicionadas para superar os desafios no horizonte e avançar à frente da concorrência.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Dale Tutt

Dale Tutt é vice-presidente de estratégias da indústria da Siemens Digital Industries Software