Logomarca Indústria 4.0

Mapa da manufatura aditiva no Brasil

O colunista Luan Saldanha criou um mapa exclusivo da manufatura aditiva no Brasil; Confira!

Por: Luan Saldanha Oliveira      09/04/2024

Quem são os fornecedores, prestadores de serviços, instituições de pesquisa, startups de manufatura aditiva no Brasil? Onde eles estão localizados e quais seus contatos? Como encontrá-los?

Estas são algumas das perguntas que muitas pessoas fazem quando buscam informações sobre o ecossistema da manufatura aditiva no Brasil. Claro que muitas informações podemos encontrar em uma busca no Google, porém não de uma forma organizada e compilada, com grande parte dos atores do ecossistema envolvido.

Leia todos os textos da coluna assinada por Luan Saldanha sobre manufatura inteligente

Por isso, no início de 2024, resolvi criar o “Mapa da Manufatura Aditiva no Brasil”, inspirado em plataformas como a Aniwaa -- onde você consegue encontrar os fornecedores de tecnologias de manufatura aditiva.

Imagem: Luan Saldanha

A criação de um "mapa" da manufatura aditiva no Brasil tem o intuito de visualizar e compreender como as tecnologias de MA estão posicionadas no país. Além disso, é um meio para facilitar a busca por fornecedores, prestadores de serviço, ICTs e startups que atuam com MA.

Imagem: Luan Saldanha
Imagem: Luan Saldanha

A primeira versão conta com 68 instituições mapeadas no Brasil, com sua grande maioria no estado de São Paulo (51,5%). São 28 fornecedores, 24 prestadores de serviços, 8 instituições de pesquisa e 7 startups.

Imagem: Luan Saldanha

O documento inicial, com o compilado de todos estes dados, está disponível para acesso. Basta deixar um comentário na versão original deste texto, publicada no LinkedIn, que enviarei uma versão exclusiva.


Continua depois da publicidade


Se quiser que sua empresa/instituição também faça parte do mapa da manufatura aditiva no Brasil, basta preencher o formulário

Imagem: Luan Saldanha

Grande abraço,
Luan Saldanha

 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!