Logomarca Indústria 4.0

Brasil Innovation Day: Desconstruindo estereótipos e revelando a inovação brasileira em Berlim

Programa de internacionalização de indtechs brasileiras, BiG2023, é um dos destaques na programação do evento promovido pela Embaixada do Brasil em Berlim

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0      Exclusiva 28/11/2023 

Aproveitando os holofotes voltados ao Brasil com a visita do Presidente Lula e uma comitiva ministerial prevista para dezembro, a Embaixada do Brasil em Berlim prepara-se para sediar o Brasil Innovation Day, no próximo dia 5. O evento busca ampliar a conexão de inovação e negócios entre os países e quebrar estereótipos sobre o Brasil. Por isso, um convite especial foi direcionado ao programa de internacionalização BiG2023 | Brazilian Indtechs in Germany, destacando seu papel revelador na exportação da tecnologia de ponta ao país europeu como um case de sucesso.

O Presidente Lula reafirmou, ao longo do ano, seu compromisso em se reunir com o Chanceler alemão Olaf Scholz e uma equipe ministerial na Alemanha, para as Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha. Após uma única realização em 2015, essa reunião retoma agora, refletindo um esforço bilateral para fortalecer os laços institucionais entre os dois países. Essas consultas representam um dos mecanismos mais importantes nas relações Brasil-Alemanha, congregando chefes de Estado e ministros para debater questões cruciais para os países. 

Embora o Brasil Innovation Day seja um evento separado, ele oferece um ambiente propício para explorar oportunidades inovadoras entre as nações, abordando temas centrais, como: Ecossistema das Startups, Inteligência Artificial e Governo Digital.

O evento ocorre após um intervalo significativo de distanciamento, um período em que as relações entre o Brasil e a Alemanha persistiram, porém sem a mesma intensidade e dinâmica do passado, de acordo com Pedro Ivo Ferraz da Silva, Chefe do Setor de CT&I e Cooperação da Embaixada do Brasil em Berlim. “Agora, estamos vendo que este dinamismo está sendo recuperado”, diz Silva, destacando a visita do chanceler alemão e de alguns ministros ao Brasil no primeiro semestre deste ano.


Continua depois da publicidade


Esta é uma oportunidade para apresentar a inovação brasileira na Alemanha, tirando o foco dos estereótipos culturais e econômicos e expondo o potencial tecnológico brasileiro, comenta Silva. “O Brasil tem uma imagem aqui na Alemanha muito vinculada a vários clichês relacionados ao futebol, carnaval e outros aspectos culturais, e também em questões que dizem respeito à economia, muito vinculada à agricultura. Mas a tecnologia brasileira ainda carece de uma exposição maior aqui na Alemanha, por isso estamos aproveitando esse momento positivo para também dar visibilidade à inovação brasileira aqui”, contou Silva ao Grupo CIMM.

Leia também: Superando o complexo de vira-lata sobre a tecnologia alemã

Programação

O Brasil Innovation Day reunirá ainda palestrantes brasileiros e alemães, investidores, representantes do governo, acadêmicos, empreendedores de IA e imprensa. Claudio Goldbach, idealizador do programa BiG2023, será um dos palestrantes no evento. O BiG, programa que incluiu uma missão à Alemanha em abril, desafia estereótipos ao demonstrar o avanço tecnológico do Brasil e sua capacidade de oferecer soluções de digitalização acessíveis e inovadoras para empresas alemãs.

"A Alemanha é um país que se industrializou no século XIX, hoje tem uma indústria muito diversa, de alto valor agregado. Quando se pensa em indústria automotiva, indústria química e indústria farmacêutica e de bens de capital - de máquinas - pensa-se na Alemanha. Só que o BiG mostra que o Brasil criou um ecossistema de startups [da indústria] que têm soluções muito avançadas para ajudar na digitalização das empresas na Alemanha, o que a Alemanha tem certa dificuldade, principalmente as pequenas e médias empresas alemãs, que enfrentam desafios de digitalização”, explicou Silva.

O representante do Itamaraty explica que as soluções provenientes das indtechs brasileiras são notáveis por sua implementação acessível e custos inferiores aos fornecedores europeus ou americanos. Por isso, o BiG destaca-se ao expor à indústria alemã inovações brasileiras de alto nível e baixo custo, representando uma vantagem notável a empresas e investidores alemães.

“O convite reforça ainda mais o que o programa comprovou em 2023: as indtechs brasileiras têm um excelente nível de maturidade e a indústria alemã precisa de ajuda para sua digitalização. Uma ótima combinação entre oferta e demanda”, comentou Goldbach, idealizador do BiG e palestrante do Brasil Innovation Day.

A programação do evento pode ser vista aqui!

História de cooperação

A história de cooperação entre Brasil e Alemanha não se limita apenas à instalação de fábricas e linhas de produção de grandes empresas alemãs no Brasil, mas também inclui centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação, segundo Silva; enquanto, atualmente, parece focar em iniciativas voltadas à aceleração de startups. A presença e intercâmbio de startups de tecnologia para saúde e fintechs brasileiras na Alemanha, ou de indtechs, como do BiG, demonstram setores promissores para essa parceria bilateral. Silva observa que a cooperação mostra um potencial para mais desenvolvimento no futuro em áreas como IA, tecnologias quânticas e outros setores promissores.

Como exemplo do sucesso histórico de cooperação, Silva destaca a parceria entre instituições de pesquisa, como os institutos Fraunhofer e os institutos SENAI de inovação, que influenciaram na criação da Embrapii e estabeleceram vínculos em áreas como manufatura, engenharia de alimentos, IA e robótica.

Mas o terreno tropical também interessa aos alemães, para além dos estereótipos que acumula lá fora. Silva observa que, igualmente, há um interesse crescente de startups alemãs no mercado brasileiro, impulsionado por eventos internacionais como o Web Summit e o South Summit. “Há um interesse crescente de startups alemãs no mercado brasileiro, e iniciativas estão sendo tomadas para apoiar a internacionalização dessas startups, buscando maior institucionalidade nesse intercâmbio entre os governos dos dois países”, disse.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: