Logomarca Indústria 4.0

Gêmeos Digitais e Metaverso: Como o Taekwondo impulsionou a inovação na indústria

Veja como tecnologias desenvolvidas para a ergonomia de operadores da Mercedes foi adaptada para o treinamento de atletas olímpicos de taekwondo

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0      Exclusiva 13/11/2023 

Em um exemplo de como a inovação pode surgir de onde menos se espera, a empresa luso-brasileira Infinite Foundry iniciou um projeto com foco em melhorar a ergonomia e o bem-estar dos colaboradores na linha de produção da Mercedes, em 2019, desenvolvendo gêmeos digitais para otimizar o monitoramento do operador. No entanto, após ter o projeto interrompido pela pandemia global de Covid-19, a equipe da Infinite Foundry encontrou um novo desafio a partir da tecnologia desenvolvida, dessa vez, para melhorar a performance de atletas de alto desempenho.

Atleta olímpica treina com óculos de Realidade Virtual durante projeto desenvolvido pela Infinite Foundry. Imagem: Divulgação

A equipe da Infinite Foundry, indtech que oferece uma plataforma de planta digital 3D, teve contato com a seleção brasileira de taekwondo, que se preparava para as Olimpíadas logo após a paralisação do projeto que desenvolvia junto à Mercedes. Bruno Eisinger, cofundador da startup, conta que a empresa possuía a capacidade de digitalizar processos reais no ambiente virtual, levando-a ao projeto desenvolvido exclusivamente para a demanda de ergonomia da Mercedes.

“Éramos capazes de criar um modelo tridimensional (3D) virtual de uma máquina a partir de uma máquina real. No entanto, para conceber o processo em sua totalidade, eu precisava incorporar o elemento humano”, conta. "Como poderíamos incorporar os aspectos humanos em um universo de metaverso, considerando os movimentos, esforços, altura e elementos biomecânicos do operador?", era a grande questão norteadora do projeto.

Leia também: Brasileiras são 60% das indtechs selecionadas em programa de inovação na Alemanha


Continua depois da publicidade


A resposta, então, levaria a empresa a adaptar o projeto, posteriormente, após a paralisação geral com a pandemia da Covid, a atender uma demanda do universo desportivo. 

Com a paralisação geral de projetos devido à Covid, o projeto iniciado na Mercedes a partir do metaverso para garantir a ergonomia dos trabalhadores do chão de fábrica se tornou um recurso valioso para atletas olímpicos de Taekwondo. O resultado disso não só oportunizou melhoria no treinamento dos jovens atletas, como também trouxe novos insights levados de volta à indústria.

Dessa forma, durante 8 meses, isolados em uma chácara, a tecnologia desenvolvida para a indústria foi adaptada para o treinamento de atletas de taekwondo.

“A tecnologia desenvolvida pela Infinite Foundry no contexto esportivo trouxe conceitos previamente aplicados na indústria para os treinamentos de alto rendimento. Conseguimos integrar uma variedade de hardware que se mostrou relevante no ambiente esportivo, incluindo Realidade Virtual, sensores de eletromiografia e ergoespirometria - equipamentos que anteriormente operavam de forma independente em exames de rotina, ou treinamentos isolados em laboratório. Esses recursos foram adaptados para atender às necessidades das atividades esportivas, permitindo-nos criar treinamentos específicos para diversas modalidades, utilizando abordagens holísticas que já havíamos implementado com sucesso na indústria em geral”, explica Eisinger.

Bate-volta: Indústria, esporte e indústria

O que torna essa história ainda mais interessante é que os benefícios obtidos com os atletas de taekwondo não ficaram confinados ao mundo do esporte. Os insights e melhorias obtidos durante essa colaboração foram posteriormente aplicados na indústria. Os treinamentos virtuais e os gêmeos digitais desenvolvidos para os atletas olímpicos de taekwondo foram usados para reproduzir atividades e processos industriais, resultando em uma significativa redução de acidentes de trabalho e melhorias na segurança dos colaboradores.

“Com os excelentes feedbacks que tivemos dos atletas em termos de melhor adaptação ao ambiente, foco, concentração e  tomada de decisão Nos levamos todos essas lições aprendidas de volta a indústria na forma dos nossos treinamentos virtuais, onde através de metaverso nos reproduzimos atividades e processos industriais para diversas atividades. Nos resultados obtidos em projetos juntos a empresas sistemistas conseguimos observar uma grande diminuição de acidentes de trabalho, processos de segurança, o que nos leva a olhar para os operadores de produção como olhamos para atletas”, conta o executivo.

A inovação não passou despercebida. A tecnologia desenvolvida pela Infinite Foundry no contexto esportivo foi reconhecida e premiada, destacando sua versatilidade e eficácia. A equipe participou do 5º Prêmio e Fórum São Paulo de Empreendedorismo e ganhou a oportunidade de participar de eventos internacionais de tecnologia e esportes, como a Gitex Global em Dubai e a ISPO em Munique. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: