Logomarca Indústria 4.0

Icro Group lança tecnologia de gestão inteligente voltada para a indústria manufatureira

Intitulado de Neuron, a tecnologia reduz o custo de manutenção e aumenta a produtividade dos ativos.

Por: Assessoria de Imprensa      24/06/2022 

A empresa brasileira, Icro Group, lançou nesta quinta-feira (23), o Neuron, tecnologia inédita que leva inteligência e autonomia para as máquinas industriais, permitindo que tais ativos tomem decisões preventivas antes que falhas aconteçam, determinando o melhor momento de uma parada para manutenção, antecipando-se às quebras repentinas que tanto assombram os processos produtivos de todos os segmentos industriais.

O Neuron chega ao mercado industrial, visando suprir a necessidade do setor, por inovações que gerem maior produtividade e rentabilidade na operação. Fruto da combinação de tecnologias de última geração, tais como o Blockchain, Internet Industrial das Coisas, Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, o Neuron dispõe-se a revolucionar o mercado industrial, reduzindo o tempo de inatividade das máquinas por manutenção, os estoques de peças, os desperdícios de tempo e de mão-de-obra, aumentando o ciclo de vida dos equipamentos, sua disponibilidade e produtividade.

Segundo o diretor de Desenvolvimento, Estratégia e Inovação da Icro Group, Armando Marsarioli, a utilização do Blockchain combinado a outras tecnologias inteligentes, confere ao Neuron o seu maior diferencial, que o conecta a atividades preditivas e prognósticas de manutenção, produção, fornecedores de peças e serviços, diminuindo o tempo de programação da parada, de execução da reparação e montagem do equipamento de volta à linha de operação.

Totalmente alinhado aos preceitos da Indústria 4.0, o Neuron leva inteligência e autonomocidade para as máquinas industriais, capazes de tomar e seguir as próprias decisões, como, por exemplo, o melhor momento para realizar a parada de manutenção, quais as peças que serão trocadas e os procedimentos técnicos e de segurança adequados à cada intervenção. Tudo, sem intervenção humana.


Continua depois da publicidade


Além disso, o próprio ativo escolhe, dentre os profissionais da equipe, quem são aqueles que estão capacitados para os procedimentos e solicita, de forma autônoma, aos fornecedores homologados, as peças necessárias para a realização do reparo agendado, como também seleciona os fornecedores de serviços terceirizados. No final da manutenção, o Neuron avalia a performance de todos os envolvidos na operação, verificando a eficácia da ação.

Funcionalidade

Os estudos do Neuron foram iniciados em 2016, fruto de pesquisas realizadas por Marsarioli, junto ao CENPRO - Centro de Pesquisa em Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolveu interesse pela utilização do Blockchain juntamente aos conceitos da Manutenção 4.0.

“É por demais gratificante anunciar que a primeira versão do Neuron está 100% desenvolvida e testada, e com certeza será um grande aliado para as indústrias de todos os segmentos econômicos, tanto no território nacional, quanto internacional”, explica o diretor.

Gostou? Então compartilhe: