Logomarca Indústria 4.0

Dalca Brasil desenvolve célula robótica voltada à afinação de metais

Implemento tecnológico também fortalece uso de plataforma para controle de planta.

Por: Imprensa Dalca      15/06/2022 

Posicionada entre as cinco principais fabricantes brasileiras de metais, a Meber Metais, de Bento Gonçalves (RS), investiu em uma célula robótica para afinação e lixamento de torneiras, em um movimento de ampliação de parceria que seguiu, também, com a posterior aquisição de soluções em Indústria 4.0 da Dalca Digital, área do grupo Dalca Brasil que investe em transformação tecnológica.

O interesse em implementar a solução surgiu da necessidade de garantia na constância da operacionalização do trabalho, agora desenvolvido pela célula robótica, frente à verificação de falta de mão de obra qualificada para a função. O robô opera no lixamento de torneiras, a partir das peças que vêm da usinagem e encontram-se ásperas devido ao processo da fundição. A função da máquina é deixar as superfícies preparadas para serem polidas e cromadas.

"A célula de afinação está dentro dos moldes do nosso processo. Procuramos manter a própria marca de robôs, que a nossa equipe já sabe trabalhar, devido à questão de intercambialidade de peças e componentes em caso de necessidade, visto que esse trabalho de manutenção robótica não é uma facilidade ainda em nossa região. Por isso, as escolhas que pudemos fazer, alinhando com a Dalca, foram as mais interessantes possíveis, trazendo os resultados que estávamos esperando", destaca o Diretor de Inovação e Tecnologia da Meber, Marcio Chiaramonte.

A empresa vislumbra a robotização de processos industriais desde a década de 1990, tendo implementadas seis células robóticas dentro de seu parque fabril. "Os equipamentos robotizados podem trabalhar por 24 horas, dependemos apenas de uma pessoa para monitorar, colocar e retirar as peças que precisam ser processadas e, eventualmente, fazer alguma correção. Diante disso, temos a certeza de que o investimento em robótica se torna a possibilidade de trazer ganhos e garantir a continuidade dos negócios", acrescenta Chiaramonte.


Continua depois da publicidade


O diretor conta, ainda, que essa é somente a primeira fase do projeto junto à Dalca, que se configura na replicação das tarefas já existentes dentro do processo produtivo. "A segunda fase é introduzirmos tecnologias novas, que nunca vimos na área de acabamento de torneiras. Então, o próximo passo é utilizarmos a expertise da Dalca para trazermos soluções inusitadas e interessantes", adianta.

Para o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré, o desenvolvimento da célula robotizada de lixamento foi um passo importante para a empresa, pois se tornou o primeiro equipamento projetado nesse segmento. "A Meber nos abriu as portas para estudar os processos e, junto com os conhecimentos técnicos da empresa, desenvolver a solução. Nos honra o fato de sermos o primeiro fornecedor nacional para lixamento robotizado da empresa", pontua.

Para Dal Fré, a Meber teve inúmeros resultados positivos com a célula desenvolvida, como a proximidade no pós-venda, com assistência técnica local, e ganhos pelo equipamento ser de alta performance, com peças de nível superior, atingindo os mesmos parâmetros, ou até superiores, dos fabricantes internacionais.

Solução para controle de planta

Outra tecnologia que está presente nos processos produtivos da empresa é o MES (Manufacturing Execution System, em tradução livre 'sistema de execução de fabricação'). Com ele, a Meber tem acesso à um diagnóstico de produção, com o qual é possível visualizar a produtividade de todos os equipamentos, permitindo uma tomada de decisão assertiva sobre novos investimentos, custo de peças e visualização dos processos industriais.

"A partir do trabalho em Indústria 4.0, que começamos há dois anos, e da análise minuciosa dos dados, concluímos, mais do que nunca, que a decisão de investir nessas tecnologias foi certeira. Quem está apontando qual deve ser a próxima aquisição, como ela tem que ser, são justamente os dados coletados através da Indústria 4.0 -- a compilação, o garimpo e a compressão dessas informações", reforça o diretor da Meber.

Com o diferencial do custo competitivo e fácil implementação no comparativo com as demais opções existentes no mercado, o MES é oferecido e comercializado às empresas pelo sistema 'Software as a service', ou seja, o cliente paga uma mensalidade enquanto utilizar o produto, não tendo a necessidade - e o investimento pesado - da compra do software. "Essa solução da Dalca Digital pode ser aplicada em qualquer empresa que tenha máquinas industriais, não necessariamente robôs, ou seja, em qualquer equipamento de produção, nos quais outros setores de gerência precisam de informações para tomar decisões de setup, produtividade, investimento na planta e capacitação de pessoal", esclarece Dal Fré.

Gostou? Então compartilhe: