Logomarca Indústria 4.0

Tractian quer triplicar produção de sensores até junho

Empresa pretende saltar produção de de 4 mil para 13 mil dispositivos por mês.

Por: Redação CIMM/ Imprensa Tractian      26/05/2022 

A Tractian, empresa que oferece um dos mais modernos sistemas de monitoramento industrial do mercado, prevê chegar ao fim do primeiro semestre de 2022 com produção mensal de 13 mil sensores. O número é mais do que o triplo da atual capacidade da marca, que hoje produz mensalmente 4 mil dispositivos. No fim do ano passado, a entrega não passava de 500. 

Os sensores IoT da Tractian, chamados Smart Trac, são projetados para medir com precisão a temperatura, vibração e horímetro de máquinas. Com ele, todas as coletas são enviadas em tempo real para a plataforma da Tractian, acessada pelo cliente de forma fácil e online. Para conectar o sensor e a plataforma, a empresa produz também um gateway, o Smart Receiver, que recebe as informações coletadas pelo sensor e as envia à plataforma, que posteriormente realiza uma análise. Ambos os produtos são homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para Igor Marinelli, co-CEO e fundador da Tractian, o software e o hardware projetados pela empresa facilitam a rotina do serviço, já que, com a tecnologia, é possível que todo o serviço oferecido esteja alinhado e seguindo o mesmo padrão de qualidade.

Os dispositivos são montados manualmente, por equipe dividida entre produção, operação e qualidade. Na fábrica, localizada na Vila Mariana, na cidade de São Paulo, em um espaço de 230 m², são realizados testes de vibração e temperatura antes de chegar na última parte do processo, que consiste em inspeção visual de qualidade, que averigua três etapas: recebimento, produção e finalização. Testes são realizados para assegurar não só a qualidade, mas também a assertividade e segurança do produto.

A logística de produção, concentrada no mesmo lugar em que é desenvolvida a plataforma de monitoramento on-line e todo o resto da operação da empresa, permite uma intersecção entre os times de hardware, produção e sucesso do cliente. As três áreas ficam em contato constante para trazer os melhores resultados e o melhor produto para o cliente. Quando a equipe de sucesso do cliente recebe feedbacks dos mantenedores, enviam diretamente para os times de plataforma e hardware para melhorar a fabricação do produto e manter a tecnologia em constante aprendizado, sempre buscando evolução.


Continua depois da publicidade


"Nos preocupamos muito com a qualidade do produto, desde o início até o final da produção. Por isso ter uma fábrica é um diferencial que só algumas empresas possuem. O produto tem que ser útil para o gestor e desenvolver, montar o produto aqui não só traz mais agilidade, mas também pontualidade. Isso garante que o prazo de entrega para os nossos clientes seja o mais rápido possível”, comenta o co-CEO.

A Tractian possui a licença prévia de instalação e operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que permite a fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle.

Gostou? Então compartilhe: