Logomarca Indústria 4.0

Tecnologias para neutralizar carbono na produção de aço é tema na ABM Week

Processos sustentáveis na siderurgia, com foco em redução nas emissões de carbono, serão discutidos na 6ª edição da ABM Week.

Por: Eduardo Campos Lima/ ABM      19/05/2022 

Em um momento em que a indústria do aço sofre pressões de todos os lados para reduzir as emissões de carbono, o investimento em inovação tecnológica tem deixado de enfocar exclusivamente na produtividade e passado a priorizar também processos e produtos sustentáveis.

A 4º International Conference on Energy and Material Efficiency and CO2 Reduction in the Steel Industry 2022 (EMECR) reunirá alguns dos principais especialistas da indústria e da universidade para discutir as soluções tecnológicas que têm sido desenvolvidas com o objetivo de aumentar a eficiência nos processos produtivos, reduzir o dispêndio de energia e recursos naturais e neutralizar a emissão de CO2.

“Nenhum desafio que nossa geração hoje enfrenta se compara ao das mudanças climáticas. E a siderurgia responde por cerca de 8% das emissões mundiais de CO2”, afirma José Noldin, chairman da conferência.

O evento é organizado desde 2011 pela International Society of Steel Institutes, de que faz parte a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), e já foi sediado por Alemanha, Inglaterra e Japão. Neste ano, o EMECER ocorrerá pela primeira vez no Brasil, durante a 6ª edição da ABM WEEK.

Organizada pela ABM, a ABM Week de 2022 ocorre entre os dias 7 a 9 de junho, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas neste endereço.

Conforme explica Noldin, o processo industrial de produção de aço vem evoluindo há 200 anos e já foi muito otimizado, o que faz com que “as oportunidades para aumentar a eficiência sejam escassas e se torne necessário mudar os conceitos”.


Continua depois da publicidade


“É aí que se destacam as novas tecnologias para captura de CO2, para uso de hidrogênio como agente redutor e emprego de biomassa”, exemplifica.

No encontro, devem ter destaque os debates sobre temas como projetos de compensação de carbono, o futuro dos altos-fornos, economia circular e o avanço de tecnologias emergentes, como as que se relacionam com a Indústria 4.0.

“Para alcançar níveis de excelência no projeto de equipamentos, operação de plantas siderúrgicas e uso de matérias primas diferenciadas, as tecnologias relacionadas à indústria 4.0 têm sido fundamentais”, aponta Noldin.

O uso intensivo de sensores nas plantas de aço tem permitido, por exemplo, realizar simulações e fazer o controle de processos fabris antes impossíveis.

Tecnologias inovadoras, inclusive do Brasil

As novas tecnologias sustentáveis, entretanto, não se relacionam apenas à Indústria 4.0. O Tecnored, processo de produção de ferro-gusa sem utilização de carvão metalúrgico, terá destaque no evento, já que seu inventor, Marcos Contrucci, será um dos homenageados desta edição.

Fruto de seu trabalho como professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro desde a década de 1960, o Tecnored foi desenvolvido por Contrucci e sua equipe por mais de 30 anos até que pudesse virar realidade em 2022, com a construção da primeira usina comercial da Vale em que a tecnologia será empregada, em Marabá (PA).

O processo se fundamenta no princípio da autorredução. Se, em um alto-forno, os aglomerados de minério de ferro são reduzidos pelo gás CO, no forno Tecnored, o minério de ferro é reduzido dentro de um briquete autorredutor, composto por partículas finas de óxido de ferro e um redutor de carbono.

“O Tecnored permite produzir o mesmo ferro e a mesma escória dos altos-fornos sem coque e usando ilimitadamente biomassa. E qualquer biomassa serve: lixo, lama de esgoto, bagaço de cana, bambu, capim. Há um leque de oportunidades enorme”, Contrucci explica.

A tecnologia elimina etapas do processo convencional em que há fortes níveis de emissões, permite o uso de matérias primas que hoje são tratadas “quase como resíduos”, além de abrir grandes possibilidades de uso de biomassa, destaca Noldin.

No EMECR, Contrucci ministrará uma palestra sobre sua mais recente pesquisa, que sugere a aplicação do mesmo princípio do Tecnored aos altos-fornos – ou, como ele define, a “conversão de altos-fornos em fornos de autorredução.”

Uma das pessoas que acompanharam e se entusiasmaram com o desenvolvimento do Tecnored, Pinakin Chaubal, CTO do grupo ArcelorMittal, também será homenageado no encontro.

À frente de todos os processos tecnológicos envolvidos nas operações de uma empresa que é líder mundial no setor, Chaubal tem sido um dos “grandes responsáveis pelo rejuvenescimento constante do portfólio de produtos siderúrgicos” à disposição do mercado mundial, aponta Noldin.

“O aço permanece sendo um material competitivo e mantém seu espaço apesar de ser ameaçado por outros materiais. Há soluções em aço sendo utilizadas neste momento que nem haviam sido inventadas há 10 anos. Isso se deve ao trabalho de pessoas como Chaubal”, Noldin afirma.

Pinakin Chaubal fará uma palestra sobre os desafios e as oportunidades da produção de aço sem carbono.

“A EMECR lançará luz sobre a eficiência de processos e a descarbonização da siderurgia, tópicos da mais alta prioridade hoje e que estão no cerne dos desafios globais da sustentabilidade, dando a oportunidade de compartilhar ideias com especialistas de todo o mundo”, destaca Chaubal.

Para ele, será uma honra ser “homenageado junto com meu amigo Marcos Contrucci, que todos reconhecemos como um verdadeiro visionário que desenvolve tecnologias altamente inovadoras” para a sustentabilidade na indústria.

A EMECR também contará com uma palestra de Ricardo Carvalho Nascimento, CEO da Aço Verde Brasil, sobre a primeira planta siderúrgica de carbono neutro no país. Julia Attwood, head of Sustainable Materials na Bloomberg Nef, falará sobre modelagem dos custos da transição verde na siderurgia. Por fim, Steve Potter, diretor de Metálicos da Vale, discutirá as abordagens para identificar os caminhos de menor custo e maior confiabilidade para a descarbonização da produção de aço.

Trabalhos técnicos previamente inscritos serão, além disso, apresentados pelos participantes do evento.

Gostou? Então compartilhe: