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Sandvik faz parceria com Boliden em teste de impressão 3D para explorar plataformas de perfuração subterrâneas

Por: Imprensa Sandvik Mining & Rock Solutions      24/03/2022 

A Suécia tem uma longa e nobre história de mineração, com evidências de atividade humana que remontam aos tempos pré-históricos. Mas velho não significa primitivo, como mostra um teste de tecnologia de ponta entre a Sandvik e a gigante sueca de mineração e metais Boliden. A manufatura aditiva está amadurecendo rapidamente e progrediu da impressão de componentes plásticos para agora poder imprimir cerâmicas e metais. Para descobrir o potencial da tecnologia, a Boliden se uniu à Sandvik para realizar um teste que verá peças de máquinas impressas digitalmente e instaladas em plataformas de perfuração subterrâneas.

O teste com a Sandvik envolve um conjunto de componentes especialmente redesenhados impressos digitalmente em uma instalação gerenciada pela Sandvik na Itália, com seu desempenho sendo monitorado em máquinas nas minas subterrâneas da Boliden - primeiro na Suécia, depois na Irlanda. Pelo menos em teoria, as peças metálicas 3D podem ter um desempenho tão bom - ou até melhor - do que os itens fabricados tradicionalmente. Os primeiros componentes acabam de entrar em operação na mina de Garpenberg, com desempenho ainda a ser avaliado.

“A manufatura aditiva mostra muito potencial, tanto na redução da pegada de carbono na cadeia de suprimentos, quanto na redução ou eliminação da necessidade de transporte e armazenamento de peças e também em prazos de entrega mais curtos. Este teste nos dará uma compreensão mais profunda de como podemos avançar e desenvolver nossos negócios de maneira competitiva”, diz Ronne Hamerslag, chefe de gerenciamento de suprimentos da Boliden.

A impressão 3D também é uma perspectiva empolgante para OEMs, como explica Erik Lundén, presidente de peças e serviços da Sandvik Mining & Rock Solutions, da Sandvik: mais remoto dos locais. "Temos muitos SKUs (unidades de manutenção de estoque) diferentes e, do ponto de vista do estoque, não podemos amarrar o capital que seria necessário manter todas essas peças em estoque. A impressão 3D de peças localmente nos oferece a perspectiva de não apenas levar as peças ao cliente muito mais rapidamente, mas também de maneira muito mais sustentável”, diz.

Embora, em teoria, qualquer peça possa no futuro ser impressa em 3D, é provável que os itens operacionais de manutenção e reparo sejam os primeiros a receber o tratamento de manufatura aditiva, como buchas, suportes, peças de perfuração etc. que os clientes precisam alterar cada 3.000-4.000 horas. Mas a impressão das peças é apenas uma parte do quebra-cabeça que o teste com a Boliden está tentando resolver. Outra está trabalhando no futuro modelo de negócios para peças impressas em 3D. Quem faz a impressão – o OEM, o minerador ou uma empresa de impressão terceirizada? Quais serão os custos? E quanto aos direitos de propriedade intelectual, garantias e responsabilidades? Todas essas coisas - e mais - precisam ser resolvidas no desenvolvimento de um futuro impresso em 3D.
 
“Se você me perguntar, é a coisa mais empolgante que está acontecendo na cadeia de suprimentos”, diz Hamerslag da Boliden. “Sua eficiência, velocidade e respeito ao clima significam que temos que investigar de perto a manufatura aditiva. Estamos apenas na fase de prova de conceito com a Sandvik agora, mas já está claro que ela pode se tornar um divisor de águas para o negócio de peças de reposição em mineração – tanto para mineradores quanto para fabricantes de equipamentos”.

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