Logomarca Indústria 4.0

Novo pilar de capacitação da Aquarius Software direciona investimentos da empresa para 2022

A empresa acaba de lançar um curso em parceria com a FIA e pretende avançar na capacitação de sua equipe, clientes e fornecedores.

Por: Karina Pizzini/ CIMM*      Exclusiva 17/03/2022 

Na última semana, a Aquarius Software anunciou o lançamento de um novo curso, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), voltado para qualificação profissional em Tecnologia de Operações (TO) e Indústria 4.0, com abordagem estratégica em Tecnologia e Negócios. A oferta do curso surge diante da reestruturação dos pilares da empresa, agora com foco também em capacitação, sendo eles: Educação, Tecnologia e Prestação de Serviços. A empresa propõe uma atuação interna e externa, que vai além da prestação de serviços de software, para capacitar profissionais da área de tecnologia e também qualificar todo seu ecossistema de negócios ao longo de 2022 e além, começando com o lançamento do curso com a FIA

“Baseado em pesquisas e relatórios e o que nós e empresas parceiras temos passado, começamos a pensar que só fornecer software e serviços não era mais suficiente, e a gente de fato criou em 2022, oficialmente, esse pilar para fornecer também capacitação, interna e externa”, diz Carlos Paiola, Diretor de Marketing e Administrativo e Sócio da Aquarius Software. 

A pandemia de Covid-19 alterou muitos modelos de negócios e, embora isso não seja mais novidade, muitas empresas sentem agora as consequências da transformação digital repentina ou acelerada. Para os executivos da Aquarius Software, ficou claro através de relatórios, pesquisas de mercado e pela experiência da empresa, de clientes e parceiros, que há uma alta demanda de capacitação dos profissionais da indústria.

“Quando a gente fala de Indústria 4.0 e tecnologia de maneira abrangente, acaba falando muito sobre software e hardware, e se esquece dos seres humanos. Nós esquecemos das pessoas que estão por trás dessas iniciativas. O ponto central de toda essa discussão são exatamente essas pessoas”, destaca Paiola.


Continua depois da publicidade


Nos últimos anos, as mudanças tecnológicas evoluíram mais rapidamente do que o mercado de trabalho, abrindo um buraco na contratação de profissionais do segmento. Além disso, o trabalho remoto derrubou as fronteiras de contratação. Dessa forma, a pandemia não só ampliou a região de busca por vagas e talentos de tecnologia, como empresas que ainda não tinham uma cultura digital precisaram criá-la rapidamente, levando a uma onda de contratações de profissionais de tecnologia a outras áreas.

“Essa escassez de profissionais qualificados abre um espaço grande para aquelas pessoas interessadas em desenvolver sua carreira dentro dessas áreas, tem quase que um oceano azul para navegar. E, do outro lado, de fato, vão encontrar muitas empresas interessadas em conversar com elas, trazer elas para dentro e qualificá-las - dar as mãos e se desenvolver em conjunto”, acrescenta Paiola.

Além disso, Ricardo Caruso, Diretor Técnico e Sócio da Aquarius Software, conta que pesquisas e relatórios mundiais apontam para uma uma frustração das empresas sobre seus processos de transformação digital. “Eles investiram, levantaram projetos, mas não conseguiram muitas vezes o resultado que esperavam”, diz. 

Segundo o executivo, as pesquisas do setor mostram que os desafios da transformação digital das empresas convergem em três grandes pontos: falta de conhecimento interno para gerir projetos que envolvem novas tecnologias; encontrar conhecimento externo adequado (fornecedores com conhecimentos específicos da tecnologia e dos negócios); e obtenção de tecnologias maduras.

“Esses três pontos foram muito fortes nas pesquisas e no discurso das próprias indústrias e a gente acabou percebendo que tínhamos os elementos necessários para ajudar nos três pontos”, diz Caruso. 

Diante disso, Caruso conta que a Aquarius reorganizou seus pilares de atuação: Educação, para contribuírem tanto com a capacitação dos profissionais da indústria (usuários finais de tecnologia) quanto de parceiros prestadores de serviço; Tecnologia, curadoria de tecnologias para ajudar os clientes a montar um quebra-cabeça de soluções para resolver aos diferentes desafios de suas empresas; e a Prestação de Serviços, ter uma equipe interna que seja capaz de implantar as tecnologias mais complexas e/ou inovadoras, levantar junto com o cliente o que ele precisa e conduzi-lo durante toda essa jornada.

Parceria com a FIA

Neste contexto surgiu a parceria com a FIA e o curso Administração de Processos e Tecnologia de Operações 4.0, um MBA de 350 horas na modalidade EaD que busca oferecer uma grade curricular que atenda às principais e atuais demandas do mercado baseadas em habilidades em tecnologia e negócios. O curso abordará temas como novas tecnologias de operações (TO) e inteligência artificial (IA), gestão de inovação e desenvolvimento de operações, gestão da logística e cadeia de suprimentos, assim como demonstrações de tecnologias baseadas em software, entre outros.

Assim como as iniciativas de capacitação promovidas pela empresa, como o novo MBA e a Jornada Digital, evento realizado pela Aquarius em parceria com a GE Digital em dezembro, a empresa pretende continuar investindo nos três pilares, capacitando seus parceiros e clientes com novas ofertas, e também sua equipe interna.

“A ideia é que todos tenham uma trilha de capacitação dentro da empresa; que a educação e o aprendizado possam guiar nossas ações dia após dia”, diz Caruso sobre iniciativas internas em andamento na Aquarius.

Para o executivo, estruturar os 3 pilares e focar em capacitação, permite entregar uma oferta de soluções e profissionais qualificados para trabalhar junto de seus clientes e parceiros, que também possuem possibilidades de se qualificar com a Aquarius. Este é um ganho para todo o setor, pois capacita todo nosso ecossistema de fornecimento de tecnologia, fazendo com que nossos principais talentos enxerguem oportunidade de aprendizado e crescimento junto à empresa, e a empresa garanta profissionais mais qualificados e eficientes para realizar seus projetos de transformação digital.

“A gente precisa de um ecossistema que funcione. Dessa forma, se não tivermos parceiros e clientes bem capacitados, não conseguiremos desenvolver projetos bem-sucedidos a longo prazo, que são os projetos que trazem o retorno esperado pelas empresas”, comenta Caruso. “O objetivo de certa forma é que a gente sirva como um hub tecnológico, de serviços e conhecimento, onde encontram-se fornecedores de tecnologia, integradores de sistema e usuários finais para, juntos, resolvermos as mais complexas demandas da indústria. A Aquarius acaba por orquestrar essa complexa sinfonia, escolhendo os mais adequados instrumentos para cada canção, gerando um resultado final harmonioso para cada concerto”, finaliza.

Assista ao breve vídeo sobre o curso ou clique aqui para mais informações.

 

*Esta matéria foi escrita com exclusividade para a Aquarius Software.

Gostou? Então compartilhe: