por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   20/12/2021

Por que é tão importante o controle microbiológico e bacteriológico das emulsões de Óleo Solúvel para Usinagem?

Você quer ter uma emulsão do óleo solúvel para usinagem estável, com alta eficiência operacional e elevada vida útil? O caminho mais curto para a obtenção destes objetivos é o controle microbiológico das emulsões do óleo solúvel em água.

O que devemos saber sobre Bactérias e Fungos no Óleo Solúvel para Corte?

Devemos saber que as bactérias vivem dentro da emulsão do óleo solúvel para usinagem. Já os fungos se proliferam em volta dos fluidos, em áreas úmidas onde ocorrem respingos do óleo solúvel em água. Normalmente estes organismos se mantêm sob controle dentro da emulsão do óleo solúvel para corte, já que ambos competem entre si pelas mesmas reservas de alimentos. A falta de controle afeta o crescimento destes organismos, gerando o seu crescimento e como conseqüência a deterioração da emulsão do óleo solúvel biodegradável.

Para a preservação da estabilidade da emulsão do óleo solúvel para usinagem, deve ser realizado um monitoramento regular através do uso de uma lâmina “dip slide”. Na impossibilidade da realização do controle com este equipamento, há outros métodos mais simples, que também ajudam no processo de monitoramento da emulsão do óleo solúvel em água.

Monitoramento da ação microbiológica através da análise do cheiro

A maioria dos odores provém do crescimento microbiológico, e sabendo distinguir os tipos de cheiros exalados por uma emulsão de óleo solúvel em água, é um método simples e eficiente de detectar e corrigir problemas.

São várias as causas da contaminação do óleo solúvel para usinagem por microrganismos, mas as mais comuns são causadas por descuidos de higiene no ambiente fabril, a saber:

  • resíduos de alimentos consumidos pelos operadores no ambiente de trabalho, o famoso “lanchinho ao pé da máquina”;
  • resto de fumo mascado ou saliva (cuspidela de operadores);
  • detritos diversos como ponta de cigarro, toalha de papel, copo de papel, resto de estopa usada na limpeza de outros equipamentos, etc.;
  • presença do “tramp oil” (outros lubrificantes que contaminam a emulsão do óleo solúvel biodegradável);
  • suor e urina são tipos de contaminações já encontradas em tanques de emulsão de óleo solúvel mineral;
  • a contaminação pode ocorrer através da sujeira da sola do sapato do operador, por casca de laranja, frasco de yakult, migalhas de pão, copinho de café, entre outras “anomalias”.

Como entender a contaminação microbiológica do Óleo Solúvel para Corte? 

Normalmente os fungos levam cinco dias de incubação para que sejam notadas as primeiras hifas visíveis no óleo solúvel em água ou sobre o equipamento. 


Continua depois da publicidade


Existem bactérias aeróbicas, ou seja, que realizam o seu metabolismo na presença do oxigênio. Há também as bactérias anaeróbicas, cujo metabolismo não depende do oxigênio, com isso, estas podem crescer ou não na presença deste gás. É importante saber que as bactérias competem pelo mesmo substrato, por isso o desenvolvimento de algumas leva à inibição de outras.  

A utilização de um tratamento com biocidas pode ser eficaz por certo período, mas pode causar uma falsa segurança, pois inibe o crescimento de algumas bactérias, pois pode proporcionar uma seleção de espécies mais resistentes. Para evitar este problema, deve-se remover o excesso de óleo flotante na emulsão/solução através de vácuo, skimmer ou centrifugação. Como efeitos positivos desta atividade, podemos destacar: 

  • propicia uma maior vida útil da ferramenta de corte ou do rebolo;
  • gera uma maior estabilidade da emulsão do óleo solúvel para corte;
  • contribui para evitar o crescimento bacteriano.

Devemos destacar que o valor do pH da emulsão do óleo solúvel biodegradável é influenciado diretamente pelo nível de contaminação existente no processo.

Para mais informações sobre como melhor preservar a emulsão do óleo solúvel mineral, entre em contato com a CADIUM. Possuímos uma equipe de técnicos e colaboradores para prontamente ajudá-lo ou indicar o melhor óleo solúvel para usinagem para o seu processo. Faça o seu contato através do e-mail [email protected], ou pelos nossos telefones 11-4047-9292 (PABX) / 11-97130-3099 (WhatsApp).

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.