Logomarca Indústria 4.0

Dassault Systèmes anuncia o início dos primeiros testes virtuais da indústria com garrafas de vidro

Simulações virtuais reduzem os riscos, prazos do processo de desenvolvimento e tempo necessário para testes para reforço e redução de peso do vidro.

Por: Imprensa Dassault Systèmes      24/11/2021 

Três líderes de soluções sustentáveis ​​para a indústria do vidro estão se unindo para colaborar com uma tecnologia inovadora para aumentar a resistência e reduzir significativamente o peso das garrafas de vidro. A Dassault Systèmes, o Grupo Ardagh e a EXXERGY iniciarão os testes de ‘Gêmeos Virtuais’ (Virtual Twins) na garrafa icônica de Johnnie Walker, da Diageo. Em janeiro de 2022, irão pesquisar e desenvolver um revestimento que permitirá que o recipiente de vidro seja mais leve sem comprometer sua resistência e sua forma, o que será uma enorme inovação para o setor. 

Imagem ilustrativa de um modelo Gêmeo Virtual da interação da superfície de vidro com o revestimento.
Imagem: Divulgação/Grupo Ardagh 

O teste virtual será pioneiro em inovações sustentáveis ​​baseadas na ciência para reduzir o tempo e o custo necessários para avaliar produtos de vidro, ao mesmo tempo em que reduz as matérias-primas e a energia utilizadas no processo como um todo. Um Gêmeo Virtual (Virtual Twins) é uma representação digital em tempo real de um produto ou processo que é utilizado para modelar, visualizar e prever novas inovações antes que qualquer teste físico ocorra. O teste pesquisará e desenvolverá um novo revestimento externo para a garrafa, reduzindo microfissuras na superfície do vidro permitindo que se torne muito mais leve, mas mantendo a sua resistência. A garrafa leve manterá 100% de sua reciclabilidade e, se for bem-sucedida no teste virtual, será submetida a avaliações físicas a partir do verão de 2022. 

O Grupo Ardagh, um fornecedor líder global em soluções de embalagens sustentáveis, trabalhará com a EXXERGY, uma empresa de consultoria internacional ativa nos setores de energias renováveis ​​e de vidro, para pesquisar e desenvolver revestimentos para a líder global de bebidas Diageo, fabricante de bebidas como: Johnnie Walker, Smirnoff e do Gin Gordon's. A Dassault Systèmes fornecerá serviços de pesquisa utilizando suas aplicaçõesBIOVIA para criar um Gêmeo Virtual (Virtual Twin) em nanoescala dos revestimentos, simular sua interação com a superfície do vidro e testar sua eficácia. 


Continua depois da publicidade


Para John Sadlier, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Ardagh, o Grupo Ardagh foi pioneiro na redução do peso do vidro e, como fornecedor líder global de embalagens de metal e vidro infinitamente recicláveis ​​e sustentáveis, tem a responsabilidade de responder aos desafios de sustentabilidade que todos enfrentamos. Junto com nossos clientes e parceiros da cadeia de suprimentos, estamos ansiosos para explorar o potencial da digitalização para gerar novas soluções leves e inovadoras”. 

A diminuição do peso é uma das soluções para reduzir o impacto de CO₂ do setor do vidro. As emissões de carbono serão reduzidas tanto na fabricação da garrafa quanto no transporte dos produtos acabados. Caso este projeto de colaboração seja bem-sucedido, será um grande avanço para a tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) para apoiar os  objetivos de sustentabilidade da indústria do vidro e permitir a descarbonização do setor como um todo. 

“É cada vez mais urgente mudar as nossas formas de produção e consumo. Precisamos repensar tudo e ousar imaginar as iniciativas de sustentabilidade mais arrojadas”, afirma Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes. “Utilizando a tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) da Dassault Systèmes, as empresas podem projetar e simular novos materiais, produtos e processos sustentáveis ​​radicalmente diferentes em tempo recorde. Elas podem acertar e serem sustentáveis já na primeira vez”. 

“Na Diageo, a sustentabilidade e principalmente as embalagens sustentáveis ​​são prioridades principais. Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto pioneiro que adota os princípios da plataforma de Soluções Sustentáveis da Diageo, que incentiva a inovação e a colaboração no desenvolvimento de soluções científicas para os impactos das mudanças climáticas. Assumimos o compromisso em nossa estratégia de Sociedade 2030 de ter zero emissões de carbono em todas as operações até 2050 ou antes e, caso este projeto seja bem-sucedido, é um grande passo para alcançarmos isso”, diz Lucy Fishwick, Diretora de Procurement - Grain to Glass Sustainability da Diageo. 

Gostou? Então compartilhe: