Logomarca Indústria 4.0

Família FlexLoader M de células robóticas traz o poder da modularidade para alimentação de máquinas

Células robóticas inteligentes de alimentação de máquinas com módulos padronizados oferecem fácil expansão para atender às necessidades de mudanças futuras.

Por: Assessoria Imprensa/ ABB      02/12/2021 

A ABB lançou uma nova família de células modulares para a aplicação de “machine tending” (carga e descarga de máquinas) para a indústria de metais, com o objetivo de maximizar a flexibilidade e a utilização, ao mesmo tempo em que minimiza a perda de produtividade causada por paradas imprevistas na produção. Em seis versões diferentes, a família FlexLoader M oferece diversas maneiras de carregar e descarregar máquinas com base no tamanho, forma e quantidade das peças manuseadas, tornando-a ideal para aplicações em peças fundidas e injetadas sob pressão, produzindo vários tipos de produtos em quantidades variadas.

“Como os clientes demandam maior variedade e tempos de entrega menores, os fabricantes de metais precisam ter um processo de manufatura que possa responder rapidamente e oferecer a flexibilidade para atingir alta variedade, baixo volume e tamanho de lote de produção”, disse Andrea Cassoni, diretor global da linha de negócios de General Industry da ABB Robotics. “O FlexLoader M está acelerando essa mudança, fornecendo uma plataforma unificada de alimentação de máquinas que oferece a flexibilidade necessária para lidar com uma ampla variedade de demandas de produção, ao mesmo tempo em que melhora a produtividade ao eliminar o tempo, custo e interrupções tradicionalmente associadas às mudanças de produção.”

O lançamento começa com as variantes para sistemas com Bandeja e Transportador, com o anúncio de outros recursos previsto para os próximos meses. O Transportador FlexLoader M usa um sistema de visão simples, mas poderoso para permitir fácil carregamento de peças com formas complexas, fornecendo a flexibilidade para lidar com uma variedade de peças de trabalho com uma única célula. A Bandeja FlexLoader M é uma solução de gaveta que oferece fácil manutenção da máquina. Com o mínimo espaço utilizado, que permite seu posicionamento em quase qualquer lugar, é ideal para manusear uma variedade de peças com formatos diferentes, como cubos, cilindros, placas e tubos.


Continua depois da publicidade


Com módulos intercambiáveis ​​padronizados, o FlexLoader M oferece uma solução flexível e expansível para uma ampla variedade de aplicações para alimentação de máquinas, incluindo tornos, fresas e centros de usinagem. Um grande benefício é a capacidade de usar a mesma máquina como base, trocando módulos de alimentação de entrada e saída conforme mudam os requisitos. O sistema modular do Flexloader M facilita a atualização e dimensionamento, com apenas um a dois dias necessários em média para instalação e comissionamento.

O FlexLoader M atende à demanda dos fabricantes por uma solução automatizada simples que produz mais peças em menos tempo. As células robotizadas FlexLoader M são extremamente fáceis de usar e rápidas para programar, mesmo sem experiência específica em robótica. Um assistente inteligente permite que novas peças de trabalho sejam programadas em menos de cinco minutos sem a necessidade de experiência em programação de visão, enquanto a troca entre peças já programadas é possível em menos de um minuto, tornando a produção do “Batch Size One” uma realidade. A simplicidade do software de programação permite que o treinamento completo do operador possa ser concluído em menos de meio dia, reduzindo ainda mais o tempo necessário para colocar a célula em operação.

O FlexLoader M pode reduzir os custos de mão de obra para processos de alimentação de máquinas em até 90%, com um operador capaz de lidar com até 10 células simultaneamente. O sistema automatizado oferece uma utilização de mais de 97% da máquina, em comparação com 40-60% em máquinas operadas manualmente.

Todas as variantes podem ser equipadas com um sistema de visão que identifica a posição da peça e fornece comandos para o robô, ferramentas e outros equipamentos da célula, como estações de limpeza por ar comprimido, marcação de peças, rebarbação e sistemas de medição. O sistema de visão pode usar uma câmera 2D ou sensor 3D, dependendo da aplicação.

O FlexLoader M também incorpora recursos de otimização com base em dados, incluindo monitoramento remoto, permitindo que os operadores monitorem, solucionem problemas e otimizem seus sistemas robóticos, enquanto seu software fornece funções adicionais, incluindo monitoramento de condições, gerenciamento de frota, desempenho e gerenciamento de pedidos.

O FlexLoader M substituirá a família atual de células FlexLoader da ABB, reconhecida por fornecer uma produtividade confiável e previsível. Oferecendo benefícios, incluindo maior utilização da máquina-ferramenta e a oportunidade de produção sem luzes por meio de operação não tripulada, as células FlexLoader provaram sua capacidade de fornecer um retorno sobre o investimento muito mais rápido, ao mesmo tempo em que entregam aos usuários uma vantagem competitiva sustentável.

Gostou? Então compartilhe: