Logomarca Indústria 4.0

Tudo sob controle com o sistema GTMS

Cerca de 16% das interrupções no fluxo de trabalho das companhias são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário.

Por: Assessoria de Imprensa      04/10/2021 

Empresa global, com mais de 120 anos de experiência, a Gühring não é apenas um dos players na produção de ferramentas rotativas. O gerenciamento técnico e logístico também faz parte do portifólio de produtos e serviços da companhia, neste caso representado pelo Software de Gerenciamento GTMS, produto presente em mais de uma centena de projetos na indústria, no comércio e na prestação de serviços. O sistema da Gühring controla toda a cadeia de ferramentas, peças para produção, instrumentos de metrologia, dispositivos de fixação, equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos para linha de montagem, entre outros.

O GTMS é responsável por várias operações nesses clientes, desde gestão de fornecedores, recebimento e entrada de materiais e distribuição a postos avançados até disponibilização de produtos ao usuário final, ajudando-o a reduzir significativamente o seu custo direto e indireto.

“Queremos estender esse conhecimento a outros segmentos, além da indústria metalmecânica.  Se o GTMS é capaz de controlar com alta eficiência milhares de itens no setor industrial, ele pode fazer o mesmo para outros materiais”, ressalta o engenheiro Bruno Ribeiro, especialista da área de Estratégia e Inovação da Gühring Brasil. 

Os materiais a que refere Ribeiro são os insumos em geral, tais como: chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos, calibradores, além de outros itens que os clientes julgarem como importantes à gestão rigorosa do consumo e dos custos. “O principal objetivo com o GTMS é executar um nível elevado de gestão e controle. A quantidade de funções que podem ser exercidas pelo sistema é extensa”, diz.

O GTMS é o coração do processo, pois além de propiciar o seu próprio armazenamento de dados, também transfere todas as informações para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para um sistema de planejamento e produção (PPS) ou outros sistemas de gestão utilizados pelo usuário. “Com o advento da indústria 4.0 é indispensável conectar as informações com as diversas áreas da empresa”, ressalta o engenheiro.


Continua depois da publicidade


Ribeiro lembra que em média 16% das interrupções no fluxo de trabalho das companhias são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário. Pois é exatamente esta criticidade que o GTMS resolve: previne a falta de materiais, reduz o desperdício e melhora a utilização dos recursos.  Ao implementar o sistema, o cliente consegue, em média, de 15% a 20% de redução dos custos nos seus negócios, gerando uma rápida amortização do investimento.

GTMS Gühring do Brasil. Imagem: Divulgação

Sobre a Gühring

A alemã Gühring Brasil é um dos players do mercado de usinagem.  Fornecedora completa de soluções de furar, roscar, fresar, escarear e alargar, a companhia possui um dos sistemas mais modernos de armazenamento e gerenciamento de ferramentas. A empresa tem um portfólio com 4.000 tipos de produtos, totalizando aproximadamente 90 mil itens standard. Tem mais de 600 patentes de ferramentas no mundo, além de ser detentora de tecnologia para a fabricação de máquinas que fazem o processo de fabricação, refiação e cobertura das ferramentas. No Brasil, há 30 anos, a Gühring tem unidade industrial própria na cidade de Salto (SP).

Gostou? Então compartilhe: