Logomarca Indústria 4.0

O que é preciso para manter a produtividade estável?

Por: SKA      16/09/2021

Falta de estoque, falha na comunicação, defasagem de matéria-prima... Inúmeros são os fatores que podem deixar a produtividade de uma empresa instável. Uma das formas mais versáteis de manter a produtividade estável em uma indústria é a utilização de um sistema de gestão MES.

MES, ou Sistema de Execução da Manufatura – Manufacturing Execution System, em inglês – surgiu como uma forma de suporte à produção, estabelecendo uma relação direta entre o planejamento e o chão de fábrica.

Como já falamos por aqui, o MES gera informações precisas e em tempo real. Sabemos que num mundo tão acelerado quanto o que nos encontramos, falar sobre informação em tempo real pode parecer coisa do passado. Mas a indústria brasileira ainda possui um longo caminho a trilhar neste assunto.

O que a revolução industrial tem a ver com o cenário brasileiro

As revoluções industriais ocorreram por conta do desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para o crescimento humano. Na escola, aprendemos sobre as três primeiras, e, neste momento, cientistas afirmam que estamos passando pela quarta revolução industrial.

As revoluções industriais (primeira, segunda, terceira e quarta) são aquilo que denominamos indústria 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0. A indústria 4.0 é o aperfeiçoamento das máquinas, utilizando tecnologias modernas para a produção, como big data, inteligência artificial, impressão 3D e muitos outros aspectos.


Continua depois da publicidade


o Brasil, porém, ainda vemos que uma grande parte das indústrias se encontram em uma fase anterior, na indústria 3.0. Nesta fase, os processos dentro de uma empresa são apenas automatizados; ainda não há comunicação entre máquinas e setores, que sabemos ser tão importante para manter a produtividade estável de uma empresa.

O futuro da indústria

Quando falamos sobre MES, falamos sobre vários conceitos, como previsibilidade, produtividade, otimização da produção e tantos outros. É imprescindível estar atento a todas as tecnologias disponíveis, e compreender como cada uma delas pode ser inserida como solução dentro da sua empresa.

Quer conhecer algumas das tantas melhorias que o MES tem para contribuir na sua empresa? Não deixe de conferir o material completo que a SKA e os especialistas em indústria 4.0 produziram. 

Acesse o e-book e confira!


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA