Logomarca Indústria 4.0

Gerdau anuncia plano de investimento de R$ 6 bilhões em Minas Gerais

Aporte para ampliar produção e modernização tecnológica vai gerar mais de 6 mil novos postos de trabalho durante a implantação dos projetos.

Por: Redação CIMM / Agência Minas      09/08/2021 

A empresa brasileira Gerdau, produtora de aço e fornecedora de aços longos, apresentou, na última sexta-feira (6), um plano de investimento de R$ 6 bilhões em Minas Gerais para os próximos cinco anos. Os investimentos estão divididos em três eixos: crescimento, atualização tecnológica e diversificação, tendo o aprimoramento das práticas ambientais como premissa transversal ao programa anunciado. 

O objetivo da siderúrgica é a modernização, atualização tecnológica e ampliação de suas operações locais, com foco no desenvolvimento sutentável, econômico e social do estado. A expectativa é de que sejam gerados mais de 6 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos com a implantação dos projetos.

Os investimentos serão alocados em dois projetos. Um deles é o aprimoramento de práticas ambientais e modernização tecnológica no contexto da Indústria 4.0 de todo o parque industrial da empresa em Minas Gerais, incluindo não somente a unidade de Ouro Branco, mas as plantas localizadas nos municípios de Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.

Para estas unidades, o plano é agregar ferramentas digitais de controle de processo e decisão, ampliar sistemas de automação, além do uso de ferramentas para ganhos de eficiência energética, aumento da eficiência hídrica e, também, modernização dos equipamentos de controle de emissão de particulado.

A companhia aponta que as medidas trarão impactos ambientais positivos para as comunidades vizinhas a essas operações.

Além disso, a empresa pretende ampliar a produção de aço em Ouro Branco, onde a empresa possui sua principal usina produtora. A unidade terá a capacidade anual de produção de bobinas a quente ampliada em 250 mil toneladas/ano, com o começo da produção previsto para início de 2024.

A empresa vai ampliar a produção de perfis estruturais em 500 mil toneladas/ano, dobrando a atual capacidade, e com início da produção projetado para 2025.


Continua depois da publicidade


“A nova capacidade de bobinas a quente nos permitirá entregar aço com cada vez maior valor agregado aos nossos clientes. Por sua vez, a produção adicional de perfis estruturais, segmento no qual somos pioneiros no Brasil desde os anos 2000, está alinhada à nossa estratégia de desenvolvimento da indústria de construção metálica, contribuindo para uma maior produtividade dos segmentos imobiliário, industrial e de infraestrutura”, diz o vice-presidente da Gerdau, Marcos Faraco.

"Momento muito importante para o estado de Minas Gerais por receber mais investimentos de uma das maiores siderúrgicas do país, com projetos voltados à diversificação e o desenvolvimento sustentável", reforça o diretor do Indi, Ronaldo Barquette.

Sustentabilidade

A Gerdau investirá, também, no crescimento e modernização de sua base de florestas renováveis de eucalipto, em 20%, para a produção de carvão vegetal, o chamado biorredutor, utilizado para a produção de aço, em substituição ao carvão mineral de origem fóssil. A empresa já possui uma base florestal, entre plantios de eucalipto e áreas de preservação, em Minas Gerais de 250 mil hectares em dezenas de municípios, o que contribui para que as operações de produção de aço da empresa tenham média de emissões de gás carbônico (CO2) abaixo da média mundial do setor.

Já em suas atividades de mineração, os investimentos incluem a descaracterização da barragem dos Alemães, localizada em Ouro Preto, a adoção de tecnologias de empilhamento a seco de rejeitos e a sustentabilidade econômica da produção de minério de ferro. Com esses investimentos, a Gerdau eliminará o uso de barragens em suas operações.

“Este ciclo de investimentos em Minas Gerais é parte da estratégia global de crescimento da Gerdau e reflete as nossas iniciativas de inovação e a evolução da nossa estratégia de sustentabilidade. Com este aporte, também buscamos a sustentação da competitividade dos nossos negócios no estado, aumentando ainda mais a parceria virtuosa com a sociedade mineira, criando oportunidades futuras na região neste ano em que a companhia completa 120 anos de história”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.

Energia limpa

Outro investimento que compõe o plano de investimentos, na linha da sustentabilidade e da diversificação dos negócios, é o desenvolvimento de um parque fotovoltaico no município de Brasilândia de Minas, no Norte do estado. Termo de cooperação assinado com a Shell Brasil estabelece as premissas para a discussão e constituição de uma joint venture. Com capacidade instalada de 190MWdc, o parque Aquarii fornecerá parte da energia limpa para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser comercializada no mercado livre, por meio da comercializadora de energia da Shell, a partir de 2024.  

Gostou? Então compartilhe: