Logomarca Indústria 4.0

ProConcept e Rockwell Automation anunciam parceria para soluções de automação de processos industriais

O objetivo é oferecer ao mercado brasileiro soluções completas para automação de processos industriais e projetos de transformação digital

Por: Assessoria de imprensa      14/07/2021 

Grande parcela das indústrias brasileiras ainda precisa automatizar e otimizar seus processos para se manter atuante num mercado cada vez mais competitivo, o que amplia a necessidade de investimentos em tecnologias inovadoras como Industrial Internet of Things (IIoT), Realidade Aumentada (RA), Analytics, entre outras. Com base nessa constatação e nas oportunidades de negócios que deverão aumentar neste e nos próximos anos, a ProConcept Sistemas, especializada em consultoria, venda e implementação de soluções digitais de TI, e a Rockwell Automation, líder global em automação industrial e transformação digital, firmaram oficialmente em junho uma parceria.

Classificada como integradora homologada do programa de parceiros da Rockwell, do qual só fazem parte empresas selecionadas e certificadas, a ProConcept terá como foco o desenvolvimento de soluções específicas para projetos, bem como irá atuar como integradora de tecnologias IIoT e RA. “Enxergamos bastante valor na expertise e know how da ProConcept em soluções de IIoT e RA e a ideia é aproveitar esse conhecimento principalmente para projetos em indústrias dos segmentos de bens de consumo (alimentos, bebidas, farmacêuticos etc.); óleo&gás e químico; mineração, metais e cimento; e automotivo, em todo o território nacional, e utilizando como base a plataforma Rockwell Factory Talk Innovation Suite, que oferece suporte a um ecossistema de aplicativos industriais avançados, incluindo a IoT”, explica Rafael Pezzella Chiea, Líder de Parceiros Integradores da Rockwell Automation do Brasil.

Na avaliação de Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept, a parceria abrirá mais um grande nicho de mercado para prestação de serviços. “Nossa empresa é atuante neste mercado específico de IIoT há mais de cinco anos e temos uma expressiva network, especialmente na região centro-sul do Brasil, o que deverá gerar novos negócios para a Rockwell”, salienta. O executivo também vislumbra o aumento de clientes, assim como a possibilidade de aplicar soluções próprias que a ProConcept vem desenvolvendo, de forma a propiciar o crescimento do número de negócios e do consequente aumento do faturamento. “Nossa expectativa é fechar 2021 com faturamento próximo ao registrado em 2020, que foi de R$ 9 milhões. E a parceria com a Rockwell irá contribuir para esse resultado. Ser parceiro de uma empresa líder global como a Rockwell é um importante reconhecimento da capacitação da nossa empresa”, destaca Diniz.

Mercado

Apesar da pandemia, Pezzella ressalta que a Rockwell não parou em nenhum momento de atender ao mercado porque a empresa oferece soluções completas de hardware e software que são imprescindíveis para a produção. “E agora vemos um horizonte bem grande de oportunidades e até por isso estamos fortalecendo a parceria com a ProConcept”, destaca. Pezzella acrescenta que todas as soluções da Rockwell Automation são escaláveis, o que permite atender a todos os portes de empresas. “Uma indústria não precisa comprar a solução de maior porte, mas começar com a de menor porte e depois escalonar conforme a necessidade da sua produção e dos seus processos”, exemplifica.


Continua depois da publicidade


A indústria brasileira, de modo geral, ainda precisa preparar seu chão de fábrica para então partir para a implementação de novas tecnologias de modo a otimizar os processos, segundo Pezzella. “Há empresas que se deparam com seus parques industriais não tão automatizados, mas como precisam se atualizar para se manterem competitivas, acabam executando um projeto de automação junto com o de otimização. Essa é a grande vantagem de a ProConcept ter se tornado parceira da Rockwell, porque nós temos a solução completa, desde a automação do chão de fábrica, até o software de gestão e de otimização industrial que é o foco da ProConcept. Assim, quando a nossa parceira oferecer soluções de gestão e otimização de processos, terá a Rockwell por trás para suportar toda a automação necessária e que ela irá fornecer também”, justifica Pezzella.

Diniz acredita que mesmo num cenário desafiador como o atual, por conta da pandemia, as empresas de diferentes portes e áreas de atuação deverão iniciar ou dar continuidade aos projetos de transformação digital. O executivo toma por base o estudo realizado recentemente pela Confederação Nacional da Indústria que destaca a expectativa de volta à normalidade ainda em 2021, com a intenção dos investimentos retornarem ao patamar semelhante ao dos últimos anos. “A eficiência e a produtividade sempre nortearam os planos das indústrias e atualmente isso está intimamente relacionado ao emprego de tecnologias inovadoras”, finaliza Diniz.

Gostou? Então compartilhe: