Logomarca Indústria 4.0

Conheça os benefícios da automação de processos industriais

Por: SKA      01/07/2021

Sejamos sinceros: o lucro é o principal fator em qualquer processo de fabricação. Embora você possa otimizar o custo do material e o tempo gasto na produção, há uma maneira mais potencializada para chegar a este resultado. Ao implementar um sistema MES, uma empresa pode melhorar os ganhos financeiros sem sacrificar a qualidade ou a segurança dos seus processos. Hoje, vamos falar sobre alguns benefícios de adotar um sistema MES na sua empresa.

Um sistema MES é projetado para reunir e armazenar informações de produção, por meio da integração em rede entre equipamentos que realizam a coleta de dados. Como resultado dessa rede, uma linha de produção atinge total transparência, controle e otimização com a manufatura. Cada etapa, desde a abertura de pedidos e desenvolvimento do produto até o controle do processo de saída da produção, é documentada e analisada. Erros ou disfunções que custam tempo e dinheiro podem ser facilmente identificados e corrigidos ou substituídos.

Essa capacidade de rede aumenta muito a eficiência e as capacidades de indústrias de todos os tamanhos, além de trazer mais controle ao processo. Além disto, com a linha de produção sensorizada, todos possuem a mesma informação, deixando pouco espaço ou oportunidade para erros: um MES mantém todos os membros de uma equipe de manufatura na mesma página.

Utilizando-o de forma preditiva, é possível identificar possíveis gargalos nas linhas de produção, indicando necessidade de reposição de matéria prima ou disponibilidade de ferramental adequado, antes do mesmo entrar em linha de produção, representando economia de recursos pela leitura antecipada.

Aumentar a produtividade também significa aumentar o tempo de atividade, que é fundamental para o sucesso de qualquer manufatura. Os benefícios de um sistema MES são notáveis em termos de produtividade e lucro para as empresas que o adotam. E existe uma razão adicional pela qual as indústrias estão fazendo a transição para um sistema MES com base digital.


Continua depois da publicidade


Atualmente, tudo se tornou ou está se encaminhando para ser digital. Para que os fabricantes sejam capazes de se manter atualizados e se comunicarem de forma eficaz com transportadores, clientes e logística, a necessidade de um sistema MES se transforma em uma parte fundamental das operações de qualquer fábrica.

Em seu portfólio de soluções voltadas a implementação da Indústria 4.0, a SKA oferece o SYNECO, sistema de gestão MES que possibilita este acompanhamento em tempo real, proporcionando melhor leitura sobre a linha de produção e antecipação de gargalos que impactam a produtividade da cadeia.

Para acompanhar algumas empresas já beneficiadas pela utilização deste sistema, veja aqui alguns Cases de Sucesso SYNECO.

Saiba mais sobre o Sistema MES da SKA


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA