Logomarca Indústria 4.0

Senai e Abal mapeiam nível de maturidade da cadeia produtiva de alumínio em relação às tecnologias 4.0

Por: Agência de Notícias CNI      17/05/2021 

Empresas que fazem parte da cadeia produtiva do alumínio estão acima da média nacional em sua jornada rumo à indústria 4.0. Essa é a conclusão do diagnóstico realizado em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Foram analisadas 26 plantas industriais de empresas filiadas à entidade, por especialistas do SENAI, com relação ao conceito de automação e digitalização de atividades para melhoria de processos e produtividade. Numa escala de zero a 6 (de menor para maior maturidade possível em relação à indústria 4.0), as associadas da ABAL atingiram a média de 3,25 pontos.

A mesma avaliação feita pelo SENAI envolvendo 954 empresas nacionais de portes e setores diversos que registraram 2,28 pontos. 

A adoção de tecnologias 4.0 é necessária, uma vez que a pandemia trouxe essa aceleração. “As empresas precisam investir em tecnologias para que possam caminhar rumo à nova forma de produção focada na interconectividade, na automação, na inteligência artificial e na tomada de decisão baseada em dados”, destaca o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Marcelo Prim.

“Esta parceria com a ABAL demonstra a necessidade que muitas empresas têm e o SENAI está aqui para ajudar a mudarem sua mentalidade e se adequarem as novas necessidades de tecnologias e inovação”, ressalta.

Como é feita a avaliação

A metodologia empregada pelo SENAI para avaliar as plantas industriais, das empresas associadas à ABAL, segue diretrizes internacionais e foi adotada a partir do modelo da Academia Alemã de Ciência e Tecnologia (Acatec). O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (SC) aplicou o questionário de maturidade com uma série de perguntas relacionadas a implantação da Indústria 4.0. 


Continua depois da publicidade


Cada planta industrial é classificada dentro dos seguintes estágios de maturidade:

1. Otimização – Ajuste da indústria para aumento da produtividade e redução de desperdícios.
2. Sensoriamento e conectividade – Investimento em sensores nas linhas de produção e capacitação para análise de dados em tempo real.
3. Visibilidade e transparência (onde está a cadeia do alumínio) – Inserção dos dados coletados em uma nuvem e integrados aos demais indicadores da empresa.
4. Capacidade preditiva e adaptabilidade – Introdução de novas tecnologias, como big data e inteligência artificial.
5. Flexibilidade – Com sistemas e tecnologias implantados há maior capacidade de identificar e resolver problemas.

As empresas da indústria do alumínio, como mostra o infográfico, se encontram no estágio 3 (Visualização e Transparência). Nesta etapa, os dados são coletados em tempo real a partir de sensores, facilitando o processo de análise e tomada de decisões estratégicas.

Para Kaísa Couto Machado, diretora da área técnica da ABAL, a importância do diagnóstico é justamente mostrar onde as empresas da indústria do alumínio se encontram e ajudar a planejar aonde querem chegar. “Há um leque de oportunidades que se abrem. A transformação digital fortalecerá cada vez mais a sustentabilidade, a inovação e a competitividade do nosso setor”, afirma.

“Para a realidade nacional, a indústria do alumínio está em uma posição de destaque. Isso é ótimo. Mas o setor reconhece a importância de acelerar a jornada 4.0 e entende que ainda há muito a ser feito. A iniciativa pioneira da ABAL junto ao Senai vai auxiliar as nossas associadas a avançarem de forma segura e eficiente”, completou.

O resultado do estudo mostra que as plantas industriais do setor do alumínio estão mais avançadas em termos de cultura, conhecimento e implementação de tecnologias da Indústria 4.0. A maioria já possui soluções de automação e sensores em pelo menos parte de seu parque fabril.

No entanto, ainda é preciso ampliar a combinação de novas tecnologias habilitadoras de Indústria 4.0, como Big Data, comunicação entre máquinas, robôs colaborativos ou manufatura aditiva.

Avaliação de maturidade

Para ajudar as empresas a se prepararem para atender às necessidades do mercado por produtos mais inteligentes e customizados, o SENAI disponibiliza a avaliação de maturidade, gratuitamente, e pode ser acessada pelo site SENAI 4.0. 

Gostou? Então compartilhe: