Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0: O caminho até aqui

Por: SKA      26/04/2021

Quando olhamos para o passado, dificilmente podemos precisar a data exata ou o acontecimento preciso onde determinado movimento ou revolução tenha se originado. A Internet é um exemplo disso. Em constante evolução, não podemos precisar exatamente o momento do seu surgimento pelo simples fato de ela estar em constante mudança. Nos anos de 1960, os primeiros computadores foram conectados em rede, através de uma linha telefônica. Isso acaba sendo uma definição de Internet, mas não exatamente o tipo de tecnologia avançada que temos hoje, onde não há mais necessidade de fios, ou mesmo a necessidade de servidores que antes ocupavam salas inteiras de prédios comerciais.

Precisamos entender conceitos e que, através da prática deles, eles vão se aprimorados e ganhando novas formas. Como a Indústria 4.0 e seu mágico (para quem vê de fora) poder de prever quando os problemas irão surgir. Quem pratica os conceitos da manufatura inteligente, nome mais do que apropriado à evolução da indústria, sabe que não há magia por trás da análise preditiva: há tecnologia, softwares, hardwares e capacidade também humana de saber ler relatórios gerados por dispositivos ligados a máquinas e que sensorizam a produção.

Não se trata mais sobre o ontem, pois tudo é analisado ou em tempo real ou antecipado. Adotando passos da Indústria 4.0, como a Internet das Coisas, a manutenção preventiva é muito mais automatizada e simplificada. Os sistemas podem detectar quando os problemas estão surgindo ou o maquinário precisa ser consertado, além de poder capacitá-lo a resolver problemas potenciais antes que se tornem maiores. 

Incrível pensar que a Indústria pode ser um organismo tão vivo, tão cheio particularidades, mas sempre com o mesmo propósito: produzir para criar soluções que beneficiem o mundo. Para entender como a tecnologia da Indústria 4.0 evoluiu e chegou onde chegou, a SKA preparou um material completo para você, acesse aqui.

Baixar e-book


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA