Logomarca Indústria 4.0

GM imprime ferramentas que reduzem paradas não programadas na linha de fabricação de carro elétrico

Por: Assessoria de Imprensa/Stratasys      25/03/2021 

Para produzir o carro elétrico Chevy Bolt, a General Motors precisou de um novo design para os risers - ferramenta utilizada para suportar e posicionar as peças no palete de transporte aéreo ao longo da linha de montagem. A ferramenta utilizada até então era de aço, e seu peso acarretava falhas e eventuais paradas no equipamento de automação.

A GM chegou a considerar o uso do alumínio para a confecção dos risers, um material mais leve. Mas ainda havia um problema a ser resolvido: em caso de quebra ou manutenção preventiva da ferramenta, o palete precisava ser enviado para outro local.

A solução encontrada pela equipe da GM foi a de imprimir os risers em 3D, utilizando uma impressora F900 da Stratasys Ltd., referência em impressão 3D, e, para isso, foi escolhido o material FDM Nylon 12CF, uma fibra de carbono que além de ser ainda mais leve que o alumínio, oferece excelente rigidez e resistência.

Projeto dos risers utilizados no palete de transporte da linha de produção do Chevy Bolt, da GM.
Crédito: Divulgação

Os risers em fibra carbono são 32% mais leves do que os similares em alumínio e, comparado ao aço, oferecem uma redução de 72% no peso.

A impressão em 3D gerou uma significativa economia de tempo e, agora, as peças precisam de apenas 15 dias para ficarem prontas. Antes, a ferramenta em metal precisava de pelo menos nove semanas para ser produzida, o que representa uma economia de tempo de 75% a 80% na manutenção. Além disso, a solução em fibra permitiu enxugar os custos envolvidos nas operações de construção e pós-usinagem das peças, bem como reduzir a frequência de manutenção periódica.

Impressão 3D e uso do material FDM Nylon 12CF eliminaram paradas não programadas, reduziram o peso da ferramenta e trouxe agilidade na manutenção preventiva e corretiva. Imagem: Divulgação

 

Gostou? Então compartilhe: