thyssenkrupp amplia atuação e inclui usinagem de componentes para geradores eólicos

De olho no crescimento do setor eólico nacional - que já representa 9,8% da matriz elétrica brasileira, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) - a thyssenkrupp está aumentando seu escopo de fornecimento para este mercado com a usinagem de componentes de grande porte para geradores eólicos. A empresa, que já fornece rolamentos e anéis de amplo diâmetro para turbinas eólicas a partir de sua planta localizada em Diadema (SP), passa a expandir a atuação com a atividade de usinagem na unidade fabril de Santa Luzia (MG).
 
"O segmento de energia eólica está em plena ascensão e vimos a oportunidade de diversificar os negócios gerados em nossa fábrica de Santa Luzia. Na unidade, que atualmente é voltada ao setor da mineração, temos um diferencial importante de mercado: capacidade produtiva para absorver novas encomendas que demandem a usinagem complexa de grandes peças e, por essa razão, decidimos investir nessa nova área. Vamos alocar cerca de 20% da capacidade produtiva de Santa Luzia para o setor de energia", explica Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp na América do Sul.
 
Dentro da nova atuação, a thyssenkrupp já está trabalhando na produção e usinagem de 50 peças de grande porte para dois clientes do setor, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021. A empresa é capaz de produzir cerca de 200 peças para geradores eólicos por ano, incluindo hubs, eixos, frames e anéis da torre.
 
A fábrica em Santa Luzia possui estrutura fabril de 3.000 m² de área construída em uma área total de 20.000 m², máquinas computadorizadas para a usinagem de peças de grande porte de até 100 toneladas e equipamentos de içamento com capacidade para até 240 toneladas, além de cabines de pintura e usinagem de grande porte em tornos horizontal e vertical, incluindo a disponibilidade de mandrilhadora. A planta tem capacidade para funcionar em três turnos de trabalho.
 
A thyssenkrupp é fornecedora de longa data do setor eólico. Com fábrica localizada em Diadema (SP), a empresa fornece rolamentos com diâmetros até 4000mm para aplicações de alta complexidade e anéis para turbinas eólicas, e é referência na prestação de serviços com um portfólio que abrange desde a assistência técnica para supervisão de instalação e acompanhamento de vida útil até a recuperação e a usinagem de rolamentos. "Do total de torres eólicas instaladas no país, metade possui componentes produzidos pela thyssenkrupp", destaca Sergio Guerreiro, CEO da thyssenkrupp rothe erde no Brasil.
 
Além de ser uma parceira estratégica no desenvolvimento do setor, a thyssenkrupp também atuou de forma pioneira nos primeiros aportes técnicos da energia eólica no Brasil, a exemplo da primeira torre instalada no Brasil, em Fernando de Noronha (PE).