Logomarca Indústria 4.0

ISCAR apresenta linha de produtos avançados e soluções tecnológicas para ferramentas de corte com a NEOLOGIQ

Por: Iscar do Brasil      25/01/2021 

Há alguns anos, a ISCAR lançou uma linha de produtos LOGIQ exclusiva e inovadora - uma campanha que trouxe novas famílias de ferramentas de corte para o mercado mundial. Essas famílias foram projetadas para encarar os desafios das indústrias metalúrgicas, desde o aumento de produtividade até a descoberta de alternativas intercambiáveis ​​de baixo custo para ferramentas de metal duro de pequeno diâmetro. 

Hoje, a ISCAR apresenta a NEOLOGIQ, uma extensão lógica da campanha anterior, composta por toda uma gama de produtos avançados e soluções tecnológicas para ferramentas de corte - um salto quântico no campo da usinagem.

Quais são os principais alvos das linhas de produtos NEO? 

A ISCAR acredita que o NEOLOGIQ fornece as respostas para as perguntas típicas que a metalurgia moderna enfrenta hoje devido às últimas mudanças na tecnologia. Estamos testemunhando hoje uma mudança séria com efeitos de longo alcance na manufatura. 

Um curso distinto para carros elétricos e híbridos levará ao abandono gradual dos carros tradicionais com um motor de combustão interna e muitas peças que precisam ser usinadas. 

Um aumento de métodos precisos de modelagem de metal, como fundição de precisão, forjamento de precisão e impressão 3D, que são todos capazes de moldar uma peça muito próxima de seu perfil final, diminui significativamente o sobremetal que é tradicionalmente destinado aos processos de remoção de cavacos. Um resultado lógico disso é a participação consideravelmente reduzida de operações de usinagem em um ciclo de fabricação de peças e essa tendência já é perceptível no mercado hoje. Isso significa que algumas boas ferramentarias, fábricas ou mesmo subsidiárias inteiras abandonarão a usinagem? Claro que não, mas os requisitos para operações de usinagem em processos de engenharia serão alterados. O papel do corte produtivo e preciso com uma pequena tolerância em altas velocidades e avanços aumentará substancialmente, e as indústrias metalúrgicas exigirão uma ampla gama de ferramentas adequadas que devem ser mais precisas e duráveis. 


Continua depois da publicidade


A manufatura digitalizada, que é ditada pelo momento da INDÚSTRIA 4.0, tem sua própria demanda e espera um novo nível de "inteligência" de ferramenta de corte para ser adequado à manufatura inteligente. 

Ao se preparar para as próximas mudanças, a ISCAR considera a NEOLOGIQ como o próximo passo lógico para a ferramenta de corte da fábrica inteligente. ‘Usinagem sem fronteiras’ é o lema dos produtos NEOLOGIQ da ISCAR.

Como ultrapassamos os limites habituais da usinagem? Uma breve visão geral de alguns dos novos produtos ajudará você a entender como isso é visto pela ISCAR. 

Fresamento Lógico

O fresamento de alto avanço (HFM), também conhecido como fresamento de avanço rápido, é considerado um método eficaz comumente usado para usinagem de desbaste em superfícies complexas e planas. A ISCAR tem uma gama extremamente ampla de produtos HFM para atender aos diferentes requisitos de um cliente. Porém, mesmo nesse nicho de produtos, há espaço para novidades. 

A LOGIQ4FEED, uma família de fresas de alto avanço com pastilhas específicas em formato de osso, foi ampliada com novas fresas com pastilhas de tamanhos maiores. Essas novas fresas têm vários recursos que melhoram substancialmente o desempenho no fresamento de alto avanço, especialmente na usinagem de grandes cavidades e bolsões em peças de aço. 

Outro produto HFM que oferece ao cliente uma solução que proporciona uma razoável economia de custo é a NEOFEED, uma família de fresas com pastilhas quadradas de dupla face. Esta pastilha de metal duro tem 8 arestas de corte intercambiáveis e um perfil em formato de rabo de andorinha que garante uma montagem confiável no alojamento para suportar cargas pesadas,  permitindo dados de corte mais elevados e proporcionando maior produtividade. 

 A fresa NEOFEED para alto avanço possui pastilhas econômicas com 8 arestas de corte. Imagem: Divulgação/ISCAR

O progresso na usinagem em 5 eixos e sistemas CAD/CAM abre novos horizontes para a usinagem de superfícies 3D usando fresas de topo em formato de barril. Embora essas fresas de topo ainda não sejam comuns na indústria metalúrgica, os métodos avançados de modelagem precisa aumentarão drasticamente a demanda por essas fresas. Portanto, o desenvolvimento de "barris de corte" eficazes é uma das maiores prioridades da ISCAR. Na linha de produtos NEOLOGIQ, as fresas de topo em forma de barril são representadas por duas configurações: um design de metal duro sólido e uma cabeça MULTI-MASTER. A combinação das vantagens da MULTI-MASTER com uma aresta de corte com o perfil preciso de um barril resultará em uma solução econômica e sustentável para o acabamento de superfícies de formas complexas por fresamento com mínimo de sobremetal. 

A família MULTI-MASTER expandiu os limites de sua gama de produtos introduzindo um novo tamanho de conexão roscada, T21, que permite aumentar o diâmetro nominal de uma cabeça de fresa de topo intercambiável para 32 mm (1,25 "). 

Torneamento Inteligente

No torneamento interno, a barra de mandrilar é o principal fator de rigidez da ferramenta. Uma grande relação entre o balanço da barra e o seu diâmetro leva à deflexão e vibrações da ferramenta; e isso é a ruína da precisão da usinagem e do acabamento superficial. WHISPERLINE, uma família de barras de mandrilar antivibratórias, foi desenvolvida para exceder os limites de proporção. Essas barras têm um absorvedor embutido especialmente projetado e um mecanismo de amortecimento de vibração que permite um corte estável com um balanço de até 14 vezes o diâmetro. 

Barras de mandrilar antivibratórias WHISPERLINE permitem usinagens estáveis com um balanço de até quatorze vezes o diâmetro.
Imagem: Divulgação/ISCAR

As barras WHISPERLINE são elementos importantes do novo sistema modular versátil NEOMODU, fornecendo uma rica variedade de opções de montagem para ferramentas de torneamento. Uma combinação de diferentes unidades de sistema, como hastes, cápsulas antivibratórias e cabeçotes intercambiáveis ​​com pastilhas de metal duro intercambiáveis, resulta em um conjunto de ferramentas customizadas ao máximo para uma aplicação específica. As hastes podem ser cilíndricas, quadradas ou com interface cônica poligonal de acordo com a norma ISO 26623. 

Falando em novos produtos de torneamento, não se pode esquecer a pastilha XNMG. É uma combinação benéfica de duas pastilhas ISO famosas de formatos rômbicos: pastilhas CNMG e DNMG com ângulos de ponta de 80° e 55° respectivamente. Essa integração inteligente resultou na pastilha XNMG de ângulo de ponta de 70° que apresenta alívio maior quando usinando em rampa quando comparada com a CNMG, e arestas de corte reforçadas em relação à DNMG. As vantagens da nova pastilha são visíveis em aplicações de torneamento multidirecional eficientes. Os cartuchos onde são montados insertos XNMG, destinados à montagem em unidades NEOMODU, também estão disponíveis. 

Corte Competente

A ISCAR começou a sua liderança disponibilizando na época apenas ferramentas de corte. É por isso que cada inovação da empresa em cortes ganha um interesse especial. 

Adaptadores e suportes ocupam um lugar de destaque entre os produtos de corte NEOLOGIQ. O conceito da família LOGIQFGRIP é baseado em um adaptador de 4 alojamentos de pastilhas que é fixado em um bloco de ferramenta reforçado. A alta rigidez de tal conjunto em combinação com uma opção de fornecimento interno de refrigeração de alta pressão (HPC) facilita o corte produtivo com taxas de avanço extremamente altas. 

No corte, um dos segredos do sucesso é o resfriamento bem direcionado de alta pressão. Se um adaptador não tiver canais de HPC, a montagem de um acessório em forma de coroa especialmente projetado ultrapassa os limites da aplicação e permite um fluxo efetivo de refrigeração para a aresta de corte.

Um acessório JETCROWN fornece refrigeração precisa de alta pressão maximizando a produtividade no corte. Imagem: Divulgação/ISCAR


Os crescentes recursos das modernas máquinas multitarefas e centros de torneamento ampliaram os limites comuns das estratégias de corte. Particularmente, eles trouxeram o método de torneamento eficiente ao longo do eixo Y. Em alguns casos, é uma alternativa válida para a usinagem tradicional do eixo X. No torneamento ao longo do eixo Y, a dissipação dos componentes da força de corte é mais favorável e a carga principal é direcionada para o suporte. O processo de corte se torna mais estável e isso facilita o aumento dos dados de corte para melhorar a produtividade. Portanto, fornecer ferramentas de corte adequadas para operações de torneamento ao longo do eixo Y é um dos pontos centrais da NEOLOGIQ.

LOGIQYGRIP, um novo sistema modular de corte usando o eixo Y, permite uma usinagem sem vibrações, com alta eficiência. Uma ampla gama de adaptadores intercambiáveis TAGPAD-T para pastilhas intercambiáveis garante a versatilidade excepcional do sistema. 

Furação Eficiente

Uma das linhas de produtos mais impressionantes introduzidas na campanha LOGIQ é a LOGIQ3CHAM, uma família de brocas com cabeças de metal duro intercambiáveis com três arestas de corte, proporcionando uma solução eficaz para ganhos significativos de produtividade em furações com profundidades de até cinco vezes o diâmetro da broca. 

Na furação, especialmente em furos profundos, o escoamento eficiente dos cavacos é extremamente importante. Não é suficiente otimizar o controle de cavacos através de um projeto avançado da geometria da cabeça. O formato dos canais deve garantir um fluxo contínuo de cavacos. Sem dúvida, a necessidade de combinar três canais enfraquece o corpo: ao comparar com o corpo de uma broca de dois canais helicoidais do mesmo diâmetro, o corpo de três canais é menos rígido. Quando a profundidade aumenta, podem ocorrer vibrações longitudinais, o que reduz a vida útil da ferramenta e afeta adversamente a precisão e a rugosidade de um furo usinado. Foi a diminuição da rigidez que determinou a barreira para a profundidade de furação e a limitou em cinco vezes o diâmetro no máximo. 

O novo design do corpo da broca de três canais é baseado num ângulo de hélice do canal variável. Tal conceito melhora consideravelmente o comportamento dinâmico da broca e resulta na expansão dos limites da profundidade de furação: a profundidade máxima pode agora chegar a oito vezes o diâmetro. 

 

Canais helicoidais com ângulo de hélice variável em um corpo de broca LOGIQ3CHAM melhoram o comportamento dinâmico da broca e aumenta a profundidade de furação para oito vezes o diâmetro da broca. Imagem: Divulgação/ISCAR

A comunidade metalúrgica enfrenta novos desafios e deve encontrar o caminho mais curto para sair do labirinto. A ISCAR acredita que novas soluções inovadoras, que elevam a usinagem a um nível totalmente novo, podem se tornar o novo “fio de Ariadne”. 

NEOLOGIQ, uma lógica de desenvolvimento para uma nova gama de ferramentas, expandindo os limites da usinagem inteligente. ■

 

Produtos NEOLOGIQ. Uma ferramenta inteligente para expandir os limites da usinagem. Imagem: Divulgação/ISCAR

 

Gostou? Então compartilhe: