Logomarca Indústria 4.0

Continental fortalece sua capacidade de produção com impressão 3D

Centro de Competência em Design e Manufatura Aditiva da Continental abriga hoje algumas das tecnologias mais avançadas do mundo de manufatura aditiva de nível industrial.

Por: GP Comunicação/Stratasys      23/11/2020 

Apesar de ser mais conhecida como uma das principais fabricantes de pneus no mundo, a Continental AG, por meio de sua divisão Continental Engineering Services (CES), possui um portfólio de soluções ainda mais amplo, que inclui a produção de peças automotivas, soluções de conectividade, direção automatizada e serviços de mobilidade e é nessa divisão que a empresa está investindo na manufatura aditiva da Stratasys com materiais FDM diferenciados para fabricação de suas peças.

Recentemente a CES, responsável pela fabricação de componentes, protótipos e pequenas peças em série para clientes externos, bem como soluções internas para a linha de produção e máquinas da Continental, teve sua oferta de serviços e recursos de fabricação reforçada com a construção de um Centro de Competência em Design e Manufatura Aditiva (ADaM). Isso ocorreu, principalmente, devido à chegada de uma impressora 3D FDM® de nível industrial Stratasys Fortus 450mc™, usada para fabricar peças de produção, protótipos e, inclusive, gabaritos e acessórios para as máquinas da linha de produção da Continental.

"Selecionamos cuidadosamente as tecnologias de manufatura aditiva em nosso Centro de Competência de acordo com suas capacidades e desempenho, para que possamos adotá-las na maior variedade possível de aplicações. A Fortus 450mc destaca-se em nosso portfólio, pois nos permite acessar materiais altamente especializados, como a resina ULTEM™ 9085 e ABS-ESD7™, que atendem aos requisitos exigentes de produção no chão de fábrica", conta Stefan Kammann, chefe de Amostras e Soluções Mecânicas da Continental Engineering Services. Ele explica que a impressora da Stratasys é a única capaz de criar peças de produção compatíveis com Descargas Eletrostáticas (ESD) em muito pouco tempo.


Continua depois da publicidade


De acordo com a empresa, a Fortus 450mc pode produzir peças em apenas algumas horas, o que significa que a equipe pode configurar os trabalhos de impressão 3D para serem realizados durante a noite e ter as peças finalizadas em suas mãos na manhã seguinte. Isso proporciona à equipe muito mais agilidade na produção, principalmente, no que diz respeito às peças de reposição.

"Com a Fortus 450mc, fabricamos rapidamente ferramentas de produção e peças sobressalentes em termoplásticos de alto desempenho, que funcionam da mesma forma que as fabricadas tradicionalmente. Isso aumenta a produtividade da fábrica, pois não é preciso deixar um equipamento parado por falta de peças de reposição. Assim, mantemos a produção com pouca, ou nenhuma ociosidade das máquinas", explica.

Além disso, uma vez que a Continental Engineering Services trabalha com diversos componentes eletrônicos em seu chão de fábrica - que podem ser danificados por descargas eletrostáticas do contato com peças de maquinário -, ela utiliza com sucesso o material ABS-ESD7 para evitar esse tipo de problema.

"As ESDs podem danificar os produtos, prejudicar o desempenho ou até mesmo causar uma explosão ou incêndio, e para que isso não aconteça, muitos acessórios e ferramentas fabricados internamente são impressos com o material ABS-ESD7, que atende aos padrões de descarga eletrostática necessários ao manuseio de peças eletrônicas sensíveis - ao mesmo tempo que oferece durabilidade e estabilidade", conta.

Um exemplo disso é a produção de displays automotivos. "Podemos imprimir em 3D o gabarito de colagem para a montagem do display automotivo com material ABS-ESD7, o que significa que temos uma solução interna rápida, segura, que evita descargas eletrostáticas e é customizável. Isso garante não só uma produção rápida e contínua, mas também mostra como buscamos a melhor tecnologia para resolver os desafios de fabricação que enfrentamos", comenta.

Ao adotar a Fortus 450mc em suas operações de produção, a Continental elevou a produção de peças automotivas ao próximo nível, resultando em economia na produção e rápida entrega de peças de alta qualidade, com os atributos de materiais necessários para atender às suas demandas.

"A impressora da Stratasys integrou-se perfeitamente em nossas soluções de produção e serviços, em um momento em que vemos uma crescente demanda dos clientes por peças impressas em 3D, portanto, continuaremos a explorar maneiras de expandir ainda mais o uso dessa tecnologia no design e na produção para garantir a melhoria do nosso escopo de trabalho", finaliza.

Gostou? Então compartilhe: