Logomarca Indústria 4.0

SafeLive desenvolve treinamento com Realidade Virtual para a 3M do Brasil

Startup aplica a especialização em Realidade Virtual mista em treinamento de manutenção de máquinas da 3M. Como resultado, aprendizagem se torna mais cognitiva, imersiva e ágil.

Por: IMAGE Comunicação/SafeLive      28/10/2020 

A SafeLive, startup que nasceu do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia, desenvolveu um modelo de aprendizado imersivo aumentado para a área de manutenção autônoma da 3M do Brasil. A partir do uso de Realidade Virtual mista e com o Gêmeo Digital, a startup ofereceu uma alternativa ao processo de treinamento presencial da 3M por uma modalidade digital e interativa.

No processo de ensino físico, as aulas são ministradas por turma, o que gera potencial perda de produtividade para disponibilizar os colaboradores em horários de turno e custos de deslocamento do orientador até uma de nossas cinco plantas. “A partir do co-desenvolvimento com a Safe Live, enxergamos a possibilidade em realizar treinamentos para os colaboradores a qualquer momento, em turmas menores ou até mesmo individualmente, o que pode gerar melhores experiências de aprendizado e maior ganho de produtividade, além de evitar paradas de máquina e deslocamentos entre sites”, pontua Carina Ramos, External Connections Developer da 3M do Brasil.

Os treinamentos para manutenção autônoma, que envolvem atividades como limpeza, lubrificação e troca de peças, necessitam de maior retenção cognitiva dos colaboradores, e o digital proporciona a visão real do ambiente da fábrica. No processo presencial do treinamento, a prática era realizada em máquinas adaptadas e com partes de peças isoladas, ou seja, não refletia 100% a realidade.

“A Realidade Virtual possibilita ao profissional treinar de maneira imersiva, utilizando instrumentos que, de fato, fazem parte da sua rotina de trabalho e sem riscos ocupacionais, que podem surgir devido a inexperiência dos colaboradores ou pelas condições operacionais na vida real. Por isso, o aprendizado se torna mais efetivo. Uma grande vantagem da RV também é o treinamento antecipado em máquinas que ainda não estão disponíveis na operação, acelerando, desta forma, o dia a dia das novas rotinas com ganhos expressivos de produtividade”, acrescenta Marcio Lario, sócio da SafeLive e responsável pelas ações comerciais da startup.


Continua depois da publicidade


A próxima etapa do projeto desenvolvido pela startup será o conteúdo teórico em áudio e vídeo incluído no ambiente Gêmeo Digital da Realidade Virtual, que substituirá apresentações hoje realizadas em power point. Como resultado da digitalização completa e das ações realizadas fisicamente pelo colaborador, é esperado que um treinamento de uma hora possa ser realizado entre15 a 20 minutos com retenção de conteúdo subindo de 15 a 20% para 75 a 80% devido às experiências e vivências realizadas.

Outra novidade será a inclusão de funcionalidades de gamificação, recurso que utiliza técnicas de jogos e deverá indicar aos colaboradores seu grau de evolução de aprendizado, sem depender da análise de um orientador presencial. 

Ao digitalizar e virtualizar os treinamentos em sua Academia da Manufatura, a empresa desenvolveu o embrião de um projeto para realizar 60 treinamentos diferentes pelo sistema de Realidade Virtual, impactando cerca de mil funcionários da 3M.

O projeto executado pela SafeLive é fruto do apoio do programa governamental Conecta Startup Brasil, que incentiva empresas em estágios iniciais a fazer negócios com grandes organizações. “A 3M do Brasil entende que a   inovação aberta  é um desafio, mas vê a importância de estar conectado com a nova economia para fomentar o ecossistema de inovação e gerar novas oportunidades”, comenta o CEO do Construtivo e sócio da SafeLive, Marcus Granadeiro.

Gostou? Então compartilhe: