Logomarca Indústria 4.0

Senai lança programa para capacitar jovens para a Indústria 4.0

Por: Redação CIMM      18/09/2020 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou um programa piloto para capacitação de jovens para formação de mão de obra qualificada à Indústria 4.0. O programa Aprendizagem 4.0 tem um formato mais digital e reúne competências técnicas requeridas pela Indústria 4.0, competências socioemocionais, fundamentais para o mundo do trabalho de hoje.

O Programa Senai de Aprendizagem 4.0 é voltado para jovens de 14 a 24 anos e combina as modalidades de educação a distância (EaD) e presencial. Inicialmente, o programa piloto abrangerá duas áreas tecnológicas: Metalmecânica e Tecnologia da Informação, qualificações consideradas transversais com atuação em diversas áreas de indústria.

Com o conhecimento adquirido na aprendizagem, o jovem poderá aproveitar a carga horária para dar continuidade a seus estudos no Senai, ou seguir carreira técnica ou de nível superior. “A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do Senai é o primeiro passo para jovens e adolescentes terem acesso ao primeiro emprego”, explica Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai. “Com este programa, vamos poder entregar para a indústria um aprendiz que agregará mais valor à sua equipe, e que estará atualizado às tendências da indústria 4.0, que poderá concorrer a vagas na empresa”, afirma ele.

O estudante que integrar a turma do curso de Metalmecânica terá acesso às principais inovações tecnológicas dos processos de manufatura avançada, e depois poderá, seguir sua formação, por exemplo, no curso para técnico em Mecânica. Já no curso da área de Tecnologia da Informação, o aprendiz vai aprender a programar, codificar e testar sistemas com uso de inteligência artificial, desenvolvendo competências de integração, automação e conectividade. No futuro, esse aprendiz pode se tornar técnico em Internet das Coisas (IoT), por exemplo.


Continua depois da publicidade


O programa piloto iniciará com 280 vagas para indústria parceria do Senai, que já apresentavam interesse neste formato de aprendizagem. A expectativa é de que outras empresas venham a aderir ao programa, chegando a pelo menos mil vagas para aprendizes até o final deste ano.
Durante os cursos, o aprendiz será acompanhado por um instrutor que assumirá a função de mentor, contextualizando para o mundo do trabalho o que o aluno aprende no curso. Para a experiência profissional, os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada.

Além da carga horária do curso, serão oferecidas mais 120h específicas para o desenvolvimento de competências da Indústria 4.0.

Empresas interessadas podem acessar este link, enquanto aprendizes podem acessar este link para maiores informações e cadastro no programa.

 

Gostou? Então compartilhe: