Logomarca Indústria 4.0

Atech, do Grupo Embraer, expande segmento B2B com consultoria em lean manufacturing

Por: Assessoria de Imprensa      09/09/2020 

A Atech, empresa do Grupo Embraer especializada no desenvolvimento de soluções e tecnologias para apoio à tomada de decisão, irá fortalecer seu portfólio de serviços de consultoria em lean manufacturing, com foco em processos produtivos, logística e manutenção. O serviço integra o leque voltado para o segmento B2B, cujo carro-chefe é a solução OKTO, com soluções que vão desde o monitoramento de ativos, passando pelo planejamento, programação e execução de ordens.

“Os principais objetivos do lean manufacturing são a eliminação de desperdícios e a busca contínua pela perfeição. Neste momento desafiador para todo o mundo, o foco das organizações tem sido, precisamente, melhorar o atendimento ao cliente, reduzir os custos e potencializar resultados. Em processos produtivos, na logística e na manutenção, existe uma enorme possibilidade de dinamização dessas operações, em busca de processos mais ágeis e focados em melhoria contínua”, afirma Tatiana Tanikawa, consultora de negócios da Atech e líder da área.

Embora a Atech já tenha realizado vários trabalhos de consultoria na área de melhoria de processos, com foco em processos de produção, a chegada da nova profissional consolida todo esse trabalho sob um guarda-chuva único de atuação, e com o foco na metodologia lean.

Tatiana, que vem da Embraer, também tem como missão trazer a expertise da empresa, que é benchmarking em excelência técnica e operacional, com uma cultura de inovação permanente. Com mais de 10 anos de experiência atuando como consultora lean e coordenadora de TPM (Total Productive Maintenance) na fabricante, atuou em processos produtivos, administrativos, de engenharia e manutenção de aeronaves nas diversas unidades, além de nas coligadas da Embraer no Brasil e em Portugal e em clientes da Atech, auxiliando na melhoria de produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente.

Excelência nos processos

Fundada em 2009, a Atech tem auxiliado organizações a ingressar ou evoluir na era digital, rumo à Indústria 4.0. Recentemente, em parceria com a Compass, empresa pioneira na aplicação da engenharia da confiabilidade no Brasil, lançou um novo módulo integrado ao OKTO – Orion. A solução possibilita integração total com bancos de dados, como CMMS, sistemas de registros de parada, monitoramento de condição e outras fontes de informação.


Continua depois da publicidade


A nova consultoria também auxiliará empresas na otimização de seus processos, contribuindo para essa evolução. Especialistas atuarão na implantação de metodologias baseadas no lean manufacturing com todas as etapas existentes – do diagnóstico à implantação, passando pela definição da metodologia mais adequada a adotar, treinamento de equipes e execução dos trabalhos. O objetivo é transferir o know-how internacionalmente reconhecido da Embraer para companhias que busquem eliminar desperdícios e processos desnecessários, reduzir tempos de reação a cenários adversos, otimizar fluxos e produtividade de times, aumentar o ciclo de vida dos ativos e otimizar os recursos. Como clientes da Atech, já constam clientes das indústrias metalúrgica, de mineração, óleo e gás, química, sucroenergética, entre outras.

Gostou? Então compartilhe: