Siemens apresenta solução de distanciamento para auxiliar a indústria no “novo normal”

Combinando software e hardware de localização e simulação, companhia desenvolveu uma solução inédita de distanciamento para ajudar as empresas a gerenciarem os riscos de exposição dos funcionários e manterem a produtividade em suas instalações.

Por: Assessoria de Imprensa      29/06/2020 

As indústrias têm enfrentado diversos desafios para se adaptarem ao “novo normal” imposto pela pandemia de Covid-19, entre eles o estabelecimento de ambientes de produção e fluxos de trabalho que atendam aos requisitos de distanciamento físico em suas atividades. Para auxiliar o mercado neste novo cenário, a Siemens criou uma nova solução combinando hardwares e softwares que permite às empresas modelar de forma rápida e eficiente como os funcionários interagem entre si considerando tanto linha de produção quanto o layout da planta. A nova solução também permite que as companhias construam um gêmeo digital de ponta a ponta a fim de simular a segurança do trabalhador, otimizar layouts de espaço de trabalho e validar medidas de segurança e eficiência para ajudar linhas de produção prontas para o futuro.

A inovação ocorre por meio da solução SIMATIC Real Time Locating System (RTLS), que oferece às empresas a possibilidade de medir continuamente distâncias entre trabalhadores, fornecer feedback visual em tempo real aos funcionários quanto ao distanciamento, e criar um registro de todos os movimentos e interações ao longo do tempo, iniciativas que visam o distanciamento seguro dentro das linhas de produção.

A combinação do SIMATIC RTLS da Siemens com um gêmeo digital do ambiente real de produção permite que as empresas modelem e simulem como os funcionários interagem com os equipamentos e entre si, possibilitando-lhes iterar e otimizar a segurança e a produtividade no curto prazo, e validar um redesenho de toda a operação antes de fazer alterações físicas mais custosas.

Para implementar esta solução, os transponders SIMATIC RTLS da Siemens são embutidos em crachás que são usados como equipamento de proteção individual por todos os funcionários. Os receptores RTLS dispostos ao longo da operação podem rastrear e registrar continuamente o movimento da força de trabalho. Quando dois funcionários estão em um cenário de risco (por exemplo, a menos de um metro e meio de distância um do outro), seus crachás emitirão um aviso, alertando-os da situação. Os dados coletados ao longo do tempo podem ser analisados para identificar “locais perigosos”, onde os cenários de risco acontecem com frequência. Tais situações são facilmente resolvidas por meio do gêmeo digital, fornecido pelos softwares Tecnomatix® Process Simulate e Plant Simulation da Siemens. A partir dos dados coletados, novos layouts de produção ou fluxos de trabalho podem ser simulados até que se chegue a um que forneça os resultados desejados e possa, então, ser implementado na operação física.


Continua depois da publicidade


Além disso, os fabricantes podem adicionar rastreabilidade à solução por meio de soluções como o Trusted Traceability Application da Siemens, que ajuda na realização de análises de contato rápidas e abrangentes na eventualidade de uma enfermidade no local de trabalho. Todo o movimento e contato com o funcionário afetado pode ser visualizado, permitindo a rápida notificação daqueles que tiveram contato próximo, bem como uma limpeza profunda seletiva (e não em todo o site) dos ambientes físicos expostos.

“A Siemens está fornecendo uma solução poderosa e rapidamente implementável que ajuda as indústrias a assumir o controle das suas operações e a atingir melhores resultados de segurança, produtividade e custo, tanto hoje quanto na era pós-Covid”, disse Raj Batra, presidente da Digital Industries da Siemens nos Estados Unidos. “Nossa solução contém tecnologias comprovadas que podem começar a fornecer resultados para a maioria dos fabricantes de uma a duas semanas“, aponta o executivo.

Gostou? Então compartilhe: