Logomarca Indústria 4.0

thyssenkrupp deve iniciar produção em série de componentes feitos com impressão 3D para submarinos

Por: thyssenkrupp      17/03/2020 

A thyssenkrupp Marine Systems planeja usar cada vez mais impressoras 3D na fabricação de peças para submarinos, devido às vantagens decisivas sobre componentes produzidos de maneira convencional. A empresa já tem as aprovações de qualidade e segurança necessárias. Com a aquisição do thyssenkrupp TechCenter Additive Manufacturing em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha, a tecnologia e a experiência necessárias estarão disponíveis em seu estaleiro de Kiel até junho de 2020.

De acordo com Dr. Luis Alejandro Orellano, COO da thyssenkrupp Marine Systems, “a impressão 3D nos oferece um potencial completamente novo. Na engenharia de projeto não é mais necessário considerar os limites dos processos convencionais de produção. Assim, oferecemos a nossos clientes mais liberdade no design das embarcações. E, ao mesmo tempo, podemos produzir componentes de forma mais rápida e com melhor relação custo-benefício. Trazer a experiência e o equipamento necessários para nos atender em Kiel é um pré-requisito para podermos produzir lotes menores de forma rápida e fácil, em série, no futuro".

As impressoras podem ser usadas para produzir estruturas mais complexas e, ao mesmo tempo, mais robustas, fortes e leves que os componentes feitos de modo convencional, que, muitas vezes, requerem diversos elementos pequenos a serem fabricados e depois montados. Por exemplo, ao usar uma impressora 3D para fazer o bloco hidráulico de um submarino, é possível obter uma redução de 83% no peso, de 14 para 2,1 quilos.

Em meados de 2019, o thyssenkrupp TechCenter Additive Manufacturing foi o primeiro fabricante de componentes feitos em impressoras 3D para aplicação marítima no mundo a receber a homologação da renomada sociedade de classificação DNV GL. O certificado assegura que as propriedades materiais do componente estejam em conformidade com os padrões específicos de entidades de testes independentes.


Continua depois da publicidade


Futuramente, a thyssenkrupp Marine Systems planeja usar impressoras 3D principalmente na produção de peças necessárias em pequenos lotes para um submarino. E focará não só em componentes para novas unidades, como também em fabricar peças de reposição.

O thyssenkrupp TechCenter Additive Manufacturing está localizado em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha, e deve ser transferido para as instalações da thyssenkrupp Marine Systems em Kiel, em meados de 2020.

Sobre a thyssenkrupp Marine Systems

A thyssenkrupp Marine Systems é uma das maiores companhias navais do mundo, com aproximadamente 6.000 colaboradores, e atua como fornecedora de sistemas para submarinos e navios de superfície, bem como, para eletrônica marítima e tecnologias de segurança. Uma história de mais de 180 anos e o constante esforço de melhoria permitem à empresa estabelecer novos padrões no mercado. A thyssenkrupp Marine Systems oferece aos clientes soluções personalizadas para atender aos desafios de alta complexidade de um mundo em constante mudança. As forças motrizes por trás dessa energia inovadora são os colaboradores da empresa, que moldam o futuro da thyssenkrupp Marine Systems com paixão e empenho, diariamente.

No Brasil, a empresa é líder da parceria naval Águas Azuis, responsável pela construção dos quatro novos navios Classe Tamandaré, a fim de ampliar e modernizar a esquadra da Marinha do Brasil.

Mais informações: www.thyssenkrupp-marinesystems.com

Gostou? Então compartilhe: