Logomarca Indústria 4.0

Randon Implementos amplia produção em 30% com indústria 4.0

Capacidade em Caxias do Sul salta de 100 para 130 unidades/dia sem aumento de área. Postos de trabalho serão mantidos

Por: AutoIndústria      29/01/2020 

Sem aumento de área construída, a Randon Implementos conseguiu ampliar em 30% a capacidade e a produtividade da planta instalada no bairro Interlagos, em Caxias do Sul, RS, e agora está habilidade a fabricar até 130 implementos por dia, ante a média anterior de 100 unidades.

A expansão foi conquistada a partir da otimização de recursos de alta tecnologia e do conceito de indústria 4.0, considerando também a sinergia e as melhorias realizadas nas demais unidades industriais do País.

Além disso, outras providências contribuíram para elevar a capacidade industrial da Randon, dentre as quais o novo sistema de pintura e-coat acrílico de peças, a segunda linha de montagem e pintura em Araraquara, SP, a linha adicional de basculantes em Caxias do Sul, RS, e a nova linha de furgão carga geral com tecnologia clinch dos painéis em Chapecó, SC.

Com a presença de representantes da diretoria, dos funcionários e de toda a rede de distribuidores da marca, houve nesta terça-feira, 28, uma cerimônia para apresentar as inovações implementadas pela Randon, com destaque para o novo sistema de armazenamento automático e corte integrado das chapas de aço, responsável, segundo a companhia, pelo novo salto de competitividade e produtividade na sua trajetória.

Também estiveram presentes executivos da Trumpf, fornecedora alemã responsável pela implantação desse novo sistema, que está entre os maiores das Américas e do mundo em tamanho de warehouse já instalado pela empresa.

Iniciado em 2018, o projeto global de aumento de capacidade da Randon Implementos  será concluído este ano. Apenas na estamparia, o investimento aproxima-se dos R$ 30 milhões. A reorganização interna resultou em um layout otimizado e mais funcional, priorizando o fluxo produtivo, com maior facilidade de gerenciamento e prevenção de distúrbios. A projeção é de que 90% da produção passará pelo novo sistema.


Continua depois da publicidade


“Um dos maiores desafios para o crescimento da empresa era a disponibilidade de espaço físico para expansão. Conseguimos transpor esta barreira investindo em sistemas inovadores, com tecnologias inteligentes e ainda maior qualificação da força de trabalho. No mesmo espaço físico de antes contamos agora com um sistema que nos torna três vezes mais rápidos, ou seja, ampliamos a nossa produtividade. E ainda fomos capazes de deixar mais área livre para futuras ampliações”, comenta o COO da Divisão Montadora das Empresas Randon, Alexandre Gazzi.

O novo armazém dispõe de 815 posições de estocagem e mais 17 estações de processamento, com uma capacidade de trabalho que chega a 280 toneladas por dia, em 2,5 mil m² de área.

Na nova configuração do complexo industrial, estão sendo acopladas ao sistema quatro novas máquinas de corte a laser com fibra ótica e a previsão é a de terminar o ano com mais uma em operação. No geral, as máquinas foram reduzidas de 51 para 28. “Com a nova tecnologia, os novos equipamentos a laser devem operar com média superior a 85% de eficiência”, informa a empresa em nota. “O que só é possível a partir da alimentação e armazenagem automáticas, com comunicação e inteligência entre as próprias máquinas - leia-se, indústria 4.0″.

“Em uma faixa de 200 metros resolveremos toda fabricação de peças da Randon Implementos. O novo warehouse comporta material para cerca de uma semana de produção e a montagem modular nos permite crescer ainda mais, conforme a necessidade”, revela o diretor de inovação e tecnologia da empresa. “Passamos a trabalhar, assim, com uma fábrica mais inteligente, mais eficiente, com fluxo otimizado e maior possibilidade de ampliação. Foram dois anos ‘jogando xadrez’ internamente para chegarmos a essa condição”.

Apesar dos investimentos em tecnologia e automação, a Randon garante que os postos de trabalho serão mantidos. “O que muda é que as pessoas passarão a executar tarefas mais nobres, com maior qualificação, maior produtividade e menores riscos. Todo o treinamento interno já foi cumprido e a equipe está pronta para trabalhar com o novo sistema. Queremos fazer mais com o mesmo time. Sem perder ninguém. Este é o objetivo”, ressalta Trentin.

Gostou? Então compartilhe: