Logomarca Indústria 4.0

Fábrica da Renault no Brasil é reconhecida por manufatura avançada e conectada

Complexo industrial no Paraná passa a ser referência em inovações da indústria 4.0

Por: Automotive Business      19/01/2020 

A Renault recebeu o reconhecimento Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada (Advanced 4th Industrial Revolution [4IR] Lighthouse) do Fórum Econômico Mundial pelas inovações relativas à indústria 4.0 adotadas no complexo industrial Ayrton Senna, por ser uma planta referência em ações envolvendo a manufatura avançada e conectada.

Com este resultado, a empresa passa a fazer parte da Global Lighthouse Network, grupo coordenado pelo Fórum Econômico Mundial que reúne as indústrias referência em tecnologia 4.0 em todo o mundo, buscando transformar fábricas e modelos de negócio visando retorno financeiro e operacional.

“Este reconhecimento nos enche de orgulho e nos dá confiança para continuar inovando. Nosso investimento no desenvolvimento de soluções da indústria 4.0 visa tornar o dia a dia mais ágil e fácil, seja para os nossos colaboradores ou para o cliente final”, comenta o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo.

A unidade, que possui quatro fábricas – automóveis, utilitários, motores e injeção de alumínio – agrega diferentes tecnologias e processos digitais que abrangem áreas desde o início da produção dos veículos até o processo de venda, contemplando diversas etapas do negócio.

Para isso, a Renault conta com mais de 700 pessoas que já passaram por treinamentos de metodologia ágil. Na área da carroceria, por exemplo, a empresa realiza a capacitação dos profissionais utilizando óculos de realidade virtual com imersão 3D que permite ao operador a realização dos procedimentos que serão executados na linha de produção em um ambiente simulado e, consequentemente, 100% seguro.

Gostou? Então compartilhe: