Logomarca Indústria 4.0

Dassault Systèmes e ITA realizam Hackathon 3DEXPERIENCE

Evento apresentará projetos inovadores de mobilidade desenvolvidos por estudantes universitários com a plataforma 3DEXPERIENCE

Por: Assessoria de imprensa      02/10/2019 

Dassault Systèmes e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) anunciam o Hackathon 3DEXPERIENCE, nos dias 3 e 4 de outubro, em São José dos Campos (SP). A ação reunirá alunos das principais universidades do País em um grande desafio de colaboração para a busca de inovações tecnológicas de Mobilidade Urbana alternativa. Em paralelo, serão apresentadas palestras de importantes representantes do setor industrial e demonstradas novas soluções nas áreas de Robótica, Realidade Virtual, Simulação, Impressão 3D, Manufatura Aditiva e Machine Learning. O evento tem apoio da HP, ABB e SKA.

O Hackathon 3DEXPERIENCE tem como tema ‘Mobilidade Urbana’ e será aberto a alunos de graduação do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Instituto Mauá, Unicamp, FEI e PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica). A maratona avaliará projetos desenvolvidos na plataforma 3DEXPERIENCE e mostrará como as aplicações 3D podem ser facilitadoras da transformação digital do mundo. Os projetos selecionados serão avaliados por uma comissão formada por especialistas de destaque no mercado. A capacidade dos alunos no gerenciamento de projetos a partir da concepção de ideias será analisada, assim como a habilidade de trabalho colaborativo com equipes multidisciplinares e a gestão de processos, da produção até a finalização.

“O objetivo desta iniciativa é discutir e desenvolver as tecnologias do amanhã, com os profissionais que farão sucesso no futuro”, afirma Alessandra Ketler, diretora de Marketing para a América Latina da Dassault Systèmes, destacando que no evento serão apresentadas novas ideias desenvolvidas a partir de ferramentas que permitem a análise de experiências.

“Os grupos inscritos passaram por um mês de mentoria e suporte, em paralelo à criação do projeto, até o fechamento da competição que ocorrerá no ITA no dia 4 de outubro, quando serão anunciados os vencedores e realizada a premiação dos grupos", explica o Professor Alberto Adade Filho, do ITA.


Continua depois da publicidade


Além de incentivar o uso de novas tecnologias e ferramentas de projeto por parte dos estudantes, mostrando a importância desses recursos para lidar com os desafios de engenharia e com os facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, o evento promoverá a integração entre empresas e universidades, por meio de conteúdo e experiências práticas.

O evento também oferecerá mesas redondas para debates sobre pontos importantes dos desafios tecnológicos do mercado brasileiro e para estudo das habilidades que serão exigidas dos profissionais que desejam atuar no novo cenário digital. Representantes das principais empresas do Brasil estarão no evento para colaborar com a criação de um ambiente de troca de experiências para uma jornada de impacto e sucesso na criação de uma nova sociedade inovadora que desejamos ter no Brasil. Entre os confirmados estão executivos dos principais segmentos da indústria brasileira, como automotivo, aeronáutico, alimentício, Oil & Gas, entre outros. Com a ajuda de parceiros, será desenvolvido um laboratório de inovação e de experiências tecnológicas no Campus do ITA para demonstração prática de novas tendências e ambientes digitais.

 

Sobre a Dassault Systèmes

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, fornece universos virtuais para pessoas e organizações criarem inovações sustentáveis. Suas soluções, conhecidas mundialmente, transformam a forma como produtos são desenvolvidos, produzidos e gerenciados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes incentivam a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual. A empresa entrega valor para mais de 250.000 clientes de todos os portes e indústrias, em mais de 140 países. Para obter mais informações, acesse http://www.3ds.com/pt-br.

3DEXPERIENCE, os logos Compass e 3DS, CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, BIOVIA, NETVIBES e 3DEXCITE são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.

 

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão. Para obter mais informações, acesse http://www.ita.br/.

Gostou? Então compartilhe: